terça-feira, 7 de março de 2023

Carta Pastoral 220 - Revendo os Relacionamentos

Carta pastoral – Março de 2023 – ano V

Série: “Revisão”

“Revendo os Relacionamentos”

Texto para ler: Romanos 12.10

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Os relacionamentos são parte de nossa história. Somos cercados de pessoas ao nosso redor, em diferentes níveis de contato e relação. Nos relacionamos com nossas famílias, amigos pessoais, colegas de trabalho ou estudos, irmãos de fé, entre tantas outras dinâmicas interpessoais. Vamos rever de forma sincera; como andam nossos relacionamentos?

Entre rotinas, dores e expectativas, muitas vezes acabamos complicando os relacionamentos em nossas vidas ou eles acabam se desgastando. Precisamos resistir a tentação de mudar as pessoas e de colocar sobre elas expectativas que não são reais. É primordial lembrar-nos que pessoas são só pessoas! Se nossos relacionamentos precisam ser ajustados, melhorados, transformados, devemos tomar a iniciativa de rever nossos laços e tomar decisões para convivermos bem com as pessoas em nossas vidas. Vejamos na Palavra de Deus Alguns Princípios que nos possibilitam conviver melhor com as pessoas à nossa volta.

1.     Ame as pessoas em sua vida com palavras e serviço Pv 17.17 – Melhoramos nossos relacionamentos quando entregamos ao invés de receber. Se caminharmos de forma egoísta, a vida se transforma em um fardo, cansativa e pesada. Porém, ao tirarmos nossa atenção de nós mesmos e decidirmos sermos intencionais em fazer algo pelas pessoas ao nosso redor, doar nosso tempo, recursos e ações, certamente qualquer fardo será transformado em leveza. Além de nossas ações, devemos também garantir que em nossos relacionamentos as palavras serão sempre verdadeiras e ditas em amor. Logo, precisamos estar atentos para que tudo seja falado no lugar certo, na hora certa, da forma certa, com as palavras certas.

2.     Pense bem antes de fazer e de falar Pv 15.23; Gl 1.10 - Nossos Relacionamentos podem ser mais simples se agirmos com equilíbrio, vencendo a empolgação de fazer promessas precipitadas, propostas impensadas ou escolhas inadequadas. Devemos fugir de situações que envolvam negócios e amizades, evitando sociedades e empréstimos. Não é bom misturar a fé e os laços emocionais com temas que podem gerar constrangimento e conflitos. Tenha sabedoria e preserve seus relacionamentos, buscando agradar somente a Deus.

3.     Permita Deus edificar seus relacionamentos Jo 3.27 - Deus é quem faz os nossos melhores relacionamentos. Não precisamos produzir novas amizades de forma artificial, nem forçar a barra para ganhar a amizade de alguém. Devemos orar por nossos relacionamentos atuais, mas também orar por amizades verdadeiras se sentimos falta. Ao invés de procurar sob pressão, podemos esperar em oração. Precisamos de amigos gerados pelo Espírito Santo e enviado por Deus, e não gerados na carne e enviados pelo inimigo. Existem pessoas que forçam a amizade com pessoas que admiram, chegando a se humilhar. Deus nos dá identidade e não necessitamos mendigar amizade de ninguém. A melhor amizade, o melhor relacionamento, o melhor emprego, quem traz para nossa vida é o Senhor.


Jesus deve ser o centro de todos os nossos relacionamentos. Sem Jesus, nossos relacionamentos têm prazo de validade, pois nunca haverá perdão e amor verdadeiros, tudo será permeado com algum tipo de interesse. Não podemos negociar nossa fé e nossos valores diante de nossos relacionamentos, pelo contrário, eles devem revelar a essência e natureza de Deus, que é amorosa, justa e misericordiosa. Todos estes princípios não dependem dos outros e sim de nós mesmos. Portanto, vamos escolher hoje melhorar nossas amizades, levando cada uma delas a Jesus, revendo e fazendo os reparos necessários com cada pessoa em nossa vida.

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores