terça-feira, 8 de novembro de 2022

Carta Pastoral 216 - Sob Nova Direção

 Carta pastoral 216 – Novembro de 2022 – ano VI

Série: “Verdades Essenciais da Vida Cristã”

“Sob Nova Direção”

 Texto para ler: Romanos 12.1-2                

Queridos e amados irmãos, que a Graça e Paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

É muito comum vermos a frase “sob nova direção”. Muitas vezes é colocada na fachada de lojas, postos de gasolina ou na entrada da padaria do bairro. Indica que algo vai mudar. Um novo proprietário acaba de assumir o controle daquele lugar e pretende fazer mudanças. A ideia é que, ao ver a faixa, todos possam esperar que as coisas ali vão melhorar, não é mesmo?

Hoje vamos refletir um pouco “Sob nova direção” de nossas vidas. Vamos pensar basicamente na transformação que Deus quer e vai operar na vida de todo aquele que se entrega a Ele, e que deseja ser transformado.

1.     Do jeito que está não pode ficar - Deus nos criou de uma maneira especial e maravilhosa, como afirma o Salmo 139.4: “Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza”. Ele nos fez para sermos únicos. Ele nos moldou conforme o seu projeto e nos deu a sua própria imagem. Mas o mundo trabalha sem parar para nos impor uma cópia barata, segundo padrões inferiores e nada dignos. De tanta pressão direta e indireta, às vezes muito sutil, acabamos nos tornando o que não queríamos ser e o que Deus não nos fez para ser. O mundo quer nos moldar, nos conformar segundo os valores e práticas que, em geral, estão longe da vontade de Deus. A verdade é que ou seremos conformados com este mundo, seus valores e padrões de comportamento, ou vamos ser transformados pelo poder de Deus e de seu Espírito Santo na pessoa que fomos criados para ser.

2.     Passando as chaves para Deus - Quando Deus assume o controle de nossa vida, Ele sempre vai nos transformar para melhor. Ele nos ama assim mesmo como somos, mas nos ama tanto que não vai permitir que continuemos como estamos. Ele tem um plano, uma vontade para a nossa vida, que é boa, agradável e perfeita. Mas para que isto aconteça, é necessário que nos apresentemos diante Dele. Que nos ofereçamos a Ele, permitindo e desejando que Ele assuma a “nova direção”. Quanto mais longe de Deus uma pessoa estiver, mais deformada sua vida estará. Veja como o mundo está se deteriorando em todos os sentidos por causa de seu afastamento do Criador. Isto significa que, longe de Deus, por mais que a pessoa até deseje ser diferente, ela nunca será a pessoa que Deus planejou para ela ser. Por outro lado, quanto mais perto de Deus, mais sua vida será transformada. Qualquer um que vier para a presença de Deus será transformado.

3.     Começando pelo escritório - Somos transformados pela renovação da nossa mente. Ou seja, a transformação começa na maneira de pensar. O que a Palavra de Deus está afirmando é que, se você quer mesmo mudar a maneira como você age, precisa mudar a maneira como você pensa. E isto é muito sério. Por exemplo, se uma pessoa age de maneira nervosa, preocupada e ansiosa, é porque ela está com os nervos à flor da pele, sentindo-se preocupada e ansiosa. E se ela está assim é porque a sua mente está cheia de pensamentos de preocupação, medo e ansiedade. Precisamos saber que a maneira como a gente pensa determina a maneira como a gente sente; e a maneira como a gente sente, determina a maneira como agimos. A grande batalha acontece em nossa mente. A mente tem que ser renovada para haver transformação.

Deus deseja transformar a nossa vida de uma maneira real e duradoura. O normal para a maioria das pessoas é pensar como todo o mundo pensa, é ter a mentalidade do mundo. Para operar as mudanças que pretende, Deus deseja mudar a nossa maneira de pensar, a nossa mentalidade.

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

 

                                                                                            Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores