terça-feira, 30 de novembro de 2021

Carta Pastoral 184 - Preparando para voar alto (parte 02)

 Carta pastoral – Novembro de 2021 – ano V – 184

     Série: “O Tempo do Espírito Santo”

Preparando para voar alto (parte 02)

 Texto para ler: I Tessalonicenses 5:16-22

 Queridos e amados irmãos, que a Graça e Paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Chegamos ao último mês de um ano desafiador e será muito produtivo fazermos uma revisão da nossa vida, considerando áreas que a Palavra de Deus aponta como essenciais. Escrevendo à igreja de Tessalônica, o apóstolo Paulo usou alguns verbos no imperativo, indicando escolhas que o cristão precisa fazer, dimensões em que ele tem que crescer sempre. Na semana passada vimos que algumas cargas devem ser deixadas para podermos voar alto, hoje nós vamos refletir sobre áreas que precisamos crescer e, mais que isso, vamos tentar fazer uma avaliação pessoal do nosso crescimento em cada uma delas.

1.     ALEGRIA - “Regozijai-vos sempre!” – Pode parecer surpreendente, mas a ordem de Paulo foi para que a igreja de Tessalônica se alegrasse sempre. Na perspectiva bíblica, os nossos sentimentos são governados por nós, ao invés de nos governarem. Nós temos o poder de dar ordem às nossas emoções. Vemos o salmista, por exemplo, confrontando o abatimento da sua própria alma (Salmos 42:5). Então, o primeiro passo para sermos pessoas “sempre alegres” é decidirmos isso, não nos entregando à tristeza. Há, porém, outras decisões que nos ajudarão a viver felizes, mesmo em meio às lutas: Colocar o nosso coração no Reino de Deus, Guardarmos a consciência de que tudo coopera para o nosso bem, mesmo o que é desconfortável, Mantermos uma vida de intimidade com o Espírito Santo, acessando sua presença em oração, Investirmos em estar com pessoas animadas, na casa de Deus.

2.     ORAÇÃO – “Orai sem cessar!” – Oração constante é o segundo imperativo de uma vida cristã vitoriosa. Sem comunicação com Deus, não temos como alcançar a maturidade e nem prevalecer contra os nossos inimigos. Sim, porque é especialmente através da oração que mostramos nossa dependência e fé... Agora, Paulo fala de “orar sem cessar”. O que significa isso? Orar sem cessar é separar todos os dias um tempo de qualidade, a sós com o Senhor. Orar sem cessar é, mesmo em meio aos afazeres diários, manter uma conexão mental com o Espírito Santo, consultando-o e estando sensível à sua voz. Orar sem cessar é se conectar à igreja no exercício da intercessão.

3.     GRATIDÃO – “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco!” – A gratidão é uma das principais portas de acesso à provisão e aos favores de Deus. Jesus, quando multiplicou os pães e alimentou a multidão, não deu ordens para que um milagre acontecesse. A Bíblia diz que "deu graças a Deus” e o milagre aconteceu (Mateus 15:35-37). A gratidão escancara as portas dos céus sobre uma pessoa. Contudo, ela não deve ser confundida com acomodação. Precisamos sempre desejar ir além, conquistar mais, porém, valorizando aquilo que já temos e que é fruto da graça de Deus. A gratidão precisa se revelar em palavras. A gratidão é um tributo que pagamos a Deus pelo que Ele faz. A gratidão ao Senhor se reflete na gratidão às pessoas que nos abençoam.

4.     UNÇÃO – “Não apagueis o Espírito!” – Todos somos chamados para viver cheios do Espírito Santo, praticando os dons espirituais e manifestando os sinais do Reino, que são sobrenaturais. Para isso, precisamos buscar e manter a unção. É como um fogo que precisa ser alimentado por uma vida de santidade e de fervor. O normal é que os sinais sobrenaturais sigam o crente. Os dons sobrenaturais se manifestam naqueles que os buscam.

5.     ZELO PELA PALAVRA – “Não desprezeis profecias!” – Deus fala com seus filhos e nós somos julgados pela importância que damos que Ele fala. Quando Paulo exorta os cristãos de Tessalônica a não desprezarem profecias, está se referindo a uma das formas do Senhor falar, que é usando outras pessoas para nos transmitir mensagens, mas o mesmo princípio vale também para a palavra que recebemos através da pregação e, principalmente, do estudo bíblico. O crente fiel é aquele que leva a sério o que Deus diz, tem temor diante da Palavra.

6.     DISCERNIMENTO – “Julgai todas as coisas. Retende o que é bom!” – O crente maduro é seletivo em tudo o que faz. Ele não engole qualquer coisa que lhe oferecem, mas julga conforme os princípios da Palavra de Deus, retendo apenas o que é saudável. Em todas as áreas da sua vida, essa avaliação é necessária: o que lemos, o que ouvimos, as amizades que fazemos, as ideias que adotamos, os ambientes que frequentamos... Tudo tem que passar antes pelo crivo dos valores do Reino de Deus.

 

Se crescermos nesses valores, nossa vida será conduzida à lugares altos e glorificaremos o nome do Senhor.

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

 

                                                                                                          Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores