terça-feira, 9 de novembro de 2021

Carta Pastoral 181 - Tempo de Alistamento

 Carta pastoral – Novembro de 2021 – ano V – 181

     Série: “O Tempo do Espírito Santo”

“Tempo de Alistamento”


Texto para ler:   2 Timóteo 2.1-4,7

 Queridos e amados irmãos, que a Graça e Paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Uma das imagens mais fortes reveladas na Bíblia acerca da Igreja é a de um exército. Ela aponta para o caráter conquistador do Reino de Deus, do qual a Igreja é o principal agente. Em 248 passagens bíblicas Deus é identificado como Senhor dos Exércitos, a maioria delas no Antigo Testamento, especialmente nos livros proféticos. Isso pode ilustrar a importância dessa revelação na Palavra!

O Apóstolo Paulo explorou esta figura de maneira muito profunda. Como um verdadeiro comandante, ele militava na linha de frente e preparava seus discípulos com soldados fiéis. Nesta passagem, ele ensina seu discípulo Timóteo a se portar como “bom soldado de Jesus Cristo” e os conceitos que ele aborda servem para nós também seguirmos o mesmo exemplo. Vamos ver quais a principais marcas que precisamos desenvolver, como soldados alistados no exército de Cristo:

1.     Esteja sempre preparado – “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus” - Uma academia militar é um lugar de disciplina. O soldado precisa estar preparado para a guerra e esse preparo ocorre fora da batalha, através de intensos exercícios e aprendizado. Por isso a necessidade de “fortificar-se na graça”. Há pessoas que permanecem despreparadas na fé por longos anos, porque não se sujeitam à disciplina. Não oram, não leem a Bíblia, não jejuam, não se exercitam na fé... Resultado: não têm estrutura espiritual. Um soldado fraco, despreparado, torna-se um entrave na hora da batalha. Além de não conquistar, ele ocupa aqueles que poderiam estar conquistando e seu despreparo muitas vezes “afeta o desempenho da tropa”.

2.     Um Soldado preparando o outro – “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros” - Paulo enfatiza a necessidade de homens fiéis e idôneos, capazes de cumprir sua missão sem fraquejar e também de prepararem outros... A hierarquia e a autoridade são o fundamento principal de um exército, Paulo fala de uma transferência de experiências de homens fiéis para homens fiéis. Esta é a marca do discipulado: pessoas que se submetem em fidelidade para serem formadas vencedoras em Cristo.

3.     Ganhe resistência – “Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo” - Muitas pessoas estão na igreja como se fosse um resort, um lugar onde pagam para estar confortáveis e fazerem sua própria vontade. Entretanto, a igreja é uma academia militar e estamos em guerra. Temos que aprender a sofrer, a suportar aflições. O bom soldado é aquele que aprende a não desistir nunca, mesmo diante da morte! Se passamos por aflições, na guerra ou no treinamento, está tudo normal. Temos suprimento, respaldo de Deus e armas poderosas, mas não estamos isentos de sofrer, de passar por apertos. Lembro de uma frase que lia no Tiro de Guerra; “Mais valem as lágrimas da derrota do que a covardia de não ter lutado”. A questão é decidirmos sofrer como conquistadores e não como dominados!

4.     Esteja sempre focado – “Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida...” – Estar embaraçados (presos) com negócios dessa vida tem sido a causa do fracasso de muitos soldados de Cristo. Permitem que seus corações se prendam com coisas meramente humanas (ambição, dinheiro, dívidas, sonhos fúteis, paixões, amizades carnais etc.). Qualquer distração pode custar nossa missão.

5.     Combata o bom combate – “a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra” - A última verdade a que Paulo se refere é a principal de todas: Por que lutamos? Para impressionar a homens? Para obedecer a um sistema? Ou para agradar a Deus, aquele que nos tirou da escravidão do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor? Nós fomos alistados pelo Senhor. Não estamos no exército de Deus por escolha própria, mas porque fomos resgatados e convocados por Ele.


Precisamos sempre nos lembrar do que Deus foi capaz de fazer por nós. Temos uma dívida de gratidão! Que a cada dia possamos nos apresentar em forma de combate no Exército de Cristo. Ele é o grande General e com Ele não conhecemos a derrota. Se ainda não faz parte desse Exército, aliste-se hoje!

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

                                                                                                          Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores