terça-feira, 20 de outubro de 2020

Carta Pastoral 162 - Paixão pela Volta de Jesus

 Carta pastoral – Outubro de 2020 – ano V – 162

     Série: “Jornada 12 em 4”

“Paixão pela Volta de Jesus”

Texto para ler: Mateus 24.6-8; Romanos 13.11-14

 Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Você está ciente do tempo em que estamos vivendo?

Como está sua vida cristã: estagnada e adormecida ou em uma busca intensa pelos valores do Reino de Deus?

Você tem estado comprometido com práticas que não estão de acordo com o caráter de Jesus ou tem vivido na luz?

Muitos acontecimentos que têm marcado o início do presente século, podem fazer-nos crer que estamos vivendo os chamados últimos dias.

A orientação dada por Jesus para seus discípulos tendo em vista “guerras e rumores de guerras”, “nação contra nação, reino contra reino” e “terremotos e pestes” é: – Não se assustem! Certamente isso irá acontecer, pois é necessário que assim seja. Isso, entretanto, não significa que o fim do mundo chegou.

Quanto ao tempo, Jesus disse que ele mesmo desconhece o dia e a hora, estando esse conhecimento restrito a Deus Pai Mc 13.32,33. Até aqui, temos bons motivos para não ficarmos alarmados e preocupados com os acontecimentos apocalípticos. Todas essas razões poderiam ser resumidas em uma só: não é certo quando Cristo voltará. Apesar de a Bíblia falar de fatos que sinalizarão e apontarão para essa volta, não é possível prever com precisão quando ela se dará. A única certeza que podemos ter é que “o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crerRm 13.11. Assim, os últimos dias, ao invés de provocar medo, devem gerar uma tomada de atitude.

 

Uma das preocupações que o cristão deveria ter, não é com quando acontecerá a volta de Cristo, mas, sim, em viver uma vida segundo os padrões do Reino que já está presente e que há de vir em plenitude. É sobre isso que Paulo fala em Romanos 13.11-14, o que iremos refletir hoje.

Paulo inicia esse texto dizendo que os cristãos romanos conheciam o tempo em que estavam vivendo. Que tempo era esse?

1.      A salvação está cada vez mais perto Rm 13.11. Diz respeito ao momento da salvação futura estar cada vez mais próximo na medida em que o tempo passa. Essa salvação futura refere-se à glorificação a ser experimentada pelos cristãos na volta de Cristo. A Bíblia diz que os mortos em Cristo serão ressuscitados e ganharão um corpo livre do pecado e da possibilidade de corrupção. Os cristãos que estiverem vivos serão arrebatados e também receberão esse corpo glorificado 1Ts 4.16,17; 1Co 15.35-58. Certamente, a cada dia que passa, nos aproximamos ainda mais disso.

2.      O Noite está findando e o Dia chegando Rm 13.12. Nessa frase, Paulo utiliza-se de uma metáfora para afirmar esse entendimento. Assim como a noite (marcada pelas trevas) antecede o dia (iluminado pelo sol), havendo, durante a noite, uma certeza e expectativa pela chegada do dia, assim também, a história humana, manchada pelo pecado, está para dar lugar a uma época de plenitude do Reino de Deus entre os homens. Por mais que Cristo não tenha voltado conforme as expectativas dos primeiros cristãos e de outros ao longo do tempo, com isso em mente, Paulo fez importantes exortações, as quais têm grande relevância para nós hoje. O apóstolo chama os romanos (e também a nós) a se despertarem do sono. – Acordem e estejam alerta para o fato de que estamos cada vez mais próximos da volta do Senhor. Essa chamada tem o objetivo de fazer com que os cristãos abandonem uma atitude de comodismo, passividade e sonolência quanto à vida cristã e assumam uma postura de mudança, ação e santidade. Para Paulo, os discípulos não deveriam ficar adormecidos e estagnados em um padrão de vida que ainda não estava perfeitamente de acordo com os valores do Reino. A busca por santidade deveria ser uma constante em suas vidas. Se os cristãos serão os cidadãos do Reino que há de vir em plenitude, o qual é comparado ao dia, eles devem abandonar o que compete às trevas, ou pecado, e se apropriarem do que diz respeito à luz, ou seja, uma vida digna do Reino e de seu Senhor. Viver na luz é não agir conforme o padrão do mundo (o que é vergonhoso e desonroso), mas procurar viver segundo o modelo de Cristo.

A volta de Cristo e os últimos dias não devem provocar em nós temor e preocupação, mas, sim, uma busca mais intensa por uma vida conforme os valores do Reino de Deus. Devemos estar atentos ao tempo em que estamos vivendo e nos despertar para uma vida de mais seriedade e compromisso com o Senhor.

 

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

 

                                                                                                           Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores