terça-feira, 13 de outubro de 2020

Carta Pastoral 161 - Paixão pela Palavra de Deus

 

Carta pastoral – Outubro de 2020 – ano V – 161

     Série: “Jornada 12 em 4”

 “Paixão pela Palavra de Deus”


Texto para ler: Tiago 1.18,21

 Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

A palavra é o meio utilizado por Deus para revelar à humanidade seu caráter, sua vontade e seu plano de salvação. Através dela, então, conhecemos quem Deus é, como Ele quer que vivamos e o que Ele fez para nos trazer de volta para Ele. Se Deus nunca tivesse se comunicado e interagido com o homem, nós não teríamos à disposição esse conhecimento. Em um primeiro momento, Deus se revelou através de suas palavras e ações na história de Israel e da Igreja. Em um segundo momento, ele chamou e inspirou homens a registrar as revelações dadas por Ele, de modo que elas fossem transmitidas às gerações futuras. Hoje, em um terceiro momento, quando temos contato com a Palavra registrada, seja direta ou indiretamente, o Espírito Santo, que é quem a inspirou, a revela para nós de maneira pessoal, fazendo com que ela produza efeitos em nossas vidas. Vamos refletir sobre dois dos efeitos que a Palavra de Deus pode produzir em nossas vidas.

1. Gerados pela Palavra. O texto de Tiago diz que Deus “nos gerou pela palavra da verdade”, isto é, que a palavra é o instrumento usado por Deus para efetuar em nós o novo nascimento. Essa ideia é confirmada pela continuação do versículo, que diz “para que fôssemos como que as primícias das suas criaturas”. Através da Cruz de Cristo, a intenção de Deus foi e é realizar uma nova criação, a partir da restauração da criação caída. Os primeiros frutos desse plano são pessoas restauradas, as quais são geradas pela palavra da verdade. Os últimos frutos, de acordo com Romanos 8.18-23, Apocalipse 21.1-8 e 2Pedro 3.13, dizem respeito à restauração dos demais elementos da criação, o que se dará com os novos céus e nova terra. Sendo assim, por meio da palavra, a nova criação de Deus está sendo, hoje, gerada, o que tem acontecido a partir da regeneração da humanidade caída. Em conformidade com isso, 1Pedro 1.23-25 diz: “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada”.   

Como o novo nascimento se dá na prática do dia-a-dia? Uma pessoa, ao ter contato com a palavra de Deus, seja através de uma pregação, conversa ou leitura de um livro ou através da leitura pessoal da Bíblia, pode ser tocada pelo Espírito de Deus, o qual age conjuntamente com a palavra, e, assim, ser regenerada.

2. Santificados pela Palavra. O segundo efeito que a palavra pode produzir na vida de uma pessoa é a santificação. Santificação, é o ato de se despojar de toda a impureza e acúmulo de maldade. A palavra grega correspondente a “despojar” faz referência ao ato de tirar as vestes; “acúmulo de maldade” se refere a uma grande variedade e quantidade de pecados. Sendo assim, santificar-se é despir-se das roupas sujas, imundas, de modo que se possa vestir de outras brancas e puras.

Segundo Tiago, essa santificação é operada pelo acolhimento, com mansidão, da palavra em nós implantada, a qual é poderosa para nos salvar (salvar, neste contexto, tem o sentido de santificar). A palavra é o agente da santificação porque, como foi dito no início, ela revela o caráter e a vontade de Deus para nós. Sendo assim, o padrão a ser alcançado através da santificação, ou seja, o alvo da santificação, está descrito na palavra. É ela que nos mostra o que é pecado e o que é santo. Entretanto, isso não é suficiente. Para sermos, de fato, santificados, precisamos acolher, com mansidão, a palavra implantada. Mansidão diz respeito à ausência de resistências, submissão, ou seja, para que a palavra produza em nós a santificação, é necessário que nos rendamos e nos submetamos ao que ela ensina, abrindo mão, assim, das nossas opiniões e vontades.

Em 1Pedro 2.1-2, ele diz: “Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação”. O genuíno leite espiritual que deve ser ardentemente desejado é a palavra. Ela é que nos dá condições para crescermos em nossa vida espiritual, ou seja, sermos santificados.

Você tem buscado, ardentemente, beber do leite espiritual, de modo a crescer em sua santificação? Você tem acolhido com mansidão à palavra de Deus em você implantada, ou seja, tem se rendido e submetido ao que ela diz ser pecado e santo? Ou tem sido resistente e obstinado, insistindo que o seu padrão de vida cristã pode ser determinado por você mesmo?

Se você ainda não nasceu de novo, abra o seu coração e peça ao Espírito Santo para realizar isso em sua vida; Busque conhecer a palavra de Deus e, assim, saber qual é o padrão de Deus para a sua vida cristã. Não resista ao que a palavra diz. Renda-se e submeta-se. Abra mão de suas ideias e opiniões. 

 

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

 

                                                                                                           Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores