terça-feira, 12 de novembro de 2019

Carta Pastoral 146 - Minha vida no trânsito em julgado


Carta pastoral – Novembro de 2019 – ano IV – 146



“Minha vida no trânsito em julgado”



 


Texto para ler Jo 3.14-21     



Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Trânsito em julgado é um termo usado na justiça que significa que todos os recursos para uma pessoa recorrer foram esgotados. A justiça brasileira é constituída de instancias onde o réu pode recorrer da sentença.

Em se tratando da nossa vida com Deus, criamos algumas instancias onde julgamos nossas ações. Sobre isso, vamos refletir um pouco:

1.    A instancia do EU Ap 3.14-21. Existem aqueles que se consideram capazes de julgar suas próprias atitudes, com isso, se condenam ou se absolvem dos seus próprios atos. Tudo o que fazem, é de acordo com suas próprias convicções e se auto avaliam sem se preocupar com o que a Bíblia diz ou com o que Deus pensa a seu respeito. Assim era a Igreja de Laudicéia que se auto julgava rica e poderosa, mas na verdade, diante de Deus era miserável, cega e nua. Assim são muitos que se acham boas e poderosas, mas não é essa visão que Deus tem a seu respeito.

2.    A instancia das obras Mt 7.21-23. Existem também aqueles que avaliam suas vidas por aquilo que têm ou por aquilo que fazem. Acham que pelo fato de ter uma estabilidade econômica, uma família estruturada, estão bem e não precisam de mais nada. Tem aqueles que por serem usados por Deus, pensam que estão aprovados por Ele. Muitos têm se enganado! O fato de conquistarmos coisas nesta terra ou sermos usados por Deus, não é a garantia de que estamos sendo aprovados por Ele. É o que SOMOS EM CRISTO que faz a diferença em nossas vidas, não o que temos ou fazemos.

3.    A instancia dos homens. Já existem outros que baseiam suas vidas naquilo que as pessoas acham. Seu comportamento, seu caráter, seu modo de vestir... é definido pela opinião dos outros. Para esses, o que as pessoas dizem e pensam tem mais efeito em suas vidas do que Deus e a Bíblia diz a seu respeito. Houve um momento na vida de Davi que o povo o aplaudia por sua ação. Ele havia assumido Bate-Seba como esposa, depois da morte de seu marido Urias. Porém, Deus não se agradava daquilo. Precisamos refletir a todo tempo; estamos agindo para agradar os homens ou a Deus? Buscamos a aprovação das pessoas ou a aprovação de Deus?

4.    STD – Supremo Tribunal de Deus. Diante desse tribunal, todos nós haveremos de comparecer Rm 14.10-12; 2Co 5.10. Neste tribunal não há outras instancias para recorrer, não poderemos contar com a ajuda de juízes corruptos. Seremos julgados por uma lei perfeita e pelo Justo Juiz Jo 5.24-30. Independente do que nós julgamos ser certos ou errados, do que fizemos ou deixamos de fazer, do que temos ou não, do que as pessoas pensam ser bom ou ruim, seremos julgados por nossas obras. Seremos condenados ou absolvidos por aquilo que praticamos segundo as escrituras e não pelas instancias que criamos para julgar nossas ações 1Co 6.9-10; Ap 21.8.

Os homens deste mundo podem receber liberdade antes do trânsito em julgado na justiça terrena, mas se não crerem em Jesus já estão condenados Jo 3.18. Porém, aqueles que creram em Jesus, já receberam a absolvição de seus delitos, pois o próprio Cristo pagou a pena da nossa condenação, morrendo na Cruz do Calvário. Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus!   

Em Cristo Jesus, esperança da glória. Até a última casa!

                                                                                       Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores