terça-feira, 13 de agosto de 2019

Carta Patoral 136 - A perda da alma


                                                                                Carta pastoral – Agosto de 2019 – ano IV – 136

“A perda da alma”



Texto para ler Mt 16.26.


Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

O Senhor nos conduz a refletir sobre esta afirmação de Jesus de uma maneira mais abrangente, pois de alguma maneira nós estamos no encargo de “ganhar o mundo”, ainda que seja de maneira errada. Existem três aspectos diferentes de ganhar, em qual estamos inseridos?

·        Ganhar por possessão – há aqueles que querem ganhar para TER, possuir, pra guardar, seja material, afetivo ou espiritual. O que ganha é só seu, o prazer não está no processo da conquista, mas em saber que tem algo guardado, acumulado.

·        Ganhar por concorrência – há aqueles que querem ganhar para concorrer com outro, pra mostrar que tem mais que o outro, que é melhor que o outro. Seu foco não está no que ganha, mas no que outro tem, para ter melhor do que ele.

·        Ganhar por conquista – mas há aqueles que querem ganhar pra conquistar, pra vencer, pra ser abençoado. Entenderam que em Cristo somos mais que vencedores, e que nasceu pra ganhar.

Em qual destes aspectos você se identifica? Medite sobre isso!

Outro fator que Jesus nos chama a atenção é o preço que se paga por ganhar o mundo. Ele vai dizer que não adianta nada ganhar o mundo todo e perder a alma.

Quando falamos em perder a alma, entendemos que se trata de perder a salvação, perder o direito de morar nas mansões celestiais com o Senhor. Mas podemos sugerir que também se perde a alma no aspecto presente e no sentido mais literal da palavra alma.

Alma é o centro do nosso ser, onde se concentra nossos pensamentos, vontades e emoções. E muitos na busca por ganhar o mundo, estão perdendo justamente essas funcionalidades.

·      Pensamento – é preocupante o quanto estamos perdendo a capacidade de pensar, de criar, de inovar, de inventar, de raciocinar. Estamos nos tornando apenas consumidores do que um grupo pequeno cria. Até a música evangélica brasileira está empobrecendo de compositores. A meditação e estudo da Palavra perdeu espaço para as mensagens motivacionais da internet (muitas vezes de pessoas sem referência). Deus nos deu uma mente capaz de pensar, de aprender com Ele e ser um instrumento nas mãos dEle.

·      Vontade – outra ação que está se perdendo é a vontade. As pessoas estão dominadas pela fadiga e o cansaço de tal maneira que perderam o estímulo e a atitude. Só fazem o que são obrigadas a fazer ou se alguém as “empurrar”. Quantos só vão no GCEU ou no culto se alguém insistir. Na verdade, suas vontades estão mal direcionadas, pois quando se trata de coisas supérfluas, dedicam todo empenho e esforço. Precisamos ter atitude para conquistar, nos erguer e fazer a obra do Senhor.

·      Emoções – e por fim, a maior de todas as perdas da alma; a emoção. Nós somos seres humanos que temos (e precisamos ter) sentimentos. Sentimos saudade, tristeza, alegria, aborrecimento, medo, paixão etc. Estes sentimentos precisam estar bem dosados em nós, mas o que não podemos é ignorá-los nem os reprimir. A busca por ganhar o mundo não pode nos roubar a alegria da vida, o prazer de estar ao lado de quem amamos. A vida não é só pagar boletos e cumprir horários. Somos gente que precisa se emocionar com as coisas da vida; vibrar, festejar, perder, ganhar, sorrir, chorar, mas acima de tudo, VIVER.

Que possamos recuperar nossa alma em todos os sentidos da palavra e prosseguir conquistando o mundo para Cristo.

Em Cristo Jesus, esperança da glória. Até a última casa!

                                                                          Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores