terça-feira, 6 de agosto de 2019

Carta Pastoral 135 - O cantico de Moisés


Carta pastoral – Agosto de 2019 – ano IV – 135


“O cântico de Moisés”
Texto para ler Salmos 90.


Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Se a sua jornada fosse descrita em uma música, como seria essa música?

O salmo noventa é uma canção de Moisés e descreve um pouco da sua visão do mundo e de sua relação com Deus. Mas ao contrário daquilo que poderíamos sugerir, nela, ele não exalta os seus feitos e conquistas, mas se coloca na sua condição pobre mortal e engrandece à Deus como soberano Senhor.

São muitos os pontos que poderíamos destacar deste texto que nos traz revelação, mas vamos nos ater em apenas alguns:

1.    Precisamos ter uma visão mais abrangente da ação de Deus vs 1. Moises inicia sua canção declarando o cuidado de Deus de geração em geração, ou seja, muito antes dele existir, Deus já estava agindo em seu favor na vida de seus antepassados. Por vezes, só temos a visão de Deus por aquilo que estamos vivendo no momento e esquecemos do que Ele já fez por nós no passado, coisas que nem mesmo sabemos.

2.    Precisamos nos atentar para a brevidade da vida vs 3-10. A vida é muito breve e precisamos viver de modo que o nosso tempo seja mais objetivo. Como perdemos o precioso tempo de nossas vidas em coisas fúteis, improdutivas e destrutivas. Que possamos dedicar a nossa vida em fazer a vontade do Senhor e estar ao lado de pessoas especiais que o Ele nos presenteou. Não existe nada melhor do que adorar ao Senhor, ouvir a voz do Senhor, abraçar pessoas, conversar, trocar experiencias de vida, mas infelizmente, o tempo de vida de muitos está descendo pelo ralo da internet, da mágoa e da ganancia.

3.    Precisamos entender que nada está oculto diante dos olhos do Senhor vs 8. As vezes nos comportamos como se pudéssemos esconder nossos atos de alguém. Por mais que ocultemos por um tempo do homem, de Deus nada podemos ocultar. Ele vê todas as coisas, sabe todas as coisas, conhece até as intenções do nosso coração. Esse fato muda de forma significativa a nossa vida, pois diante disso, a nossa conduta deve ser a mais correta e transparente possível, sabendo que não vale a pena querer esconder erros, pois nada ficará oculto sem que seja revelado.

4.    Precisamos estar dispostos a aprender constantemente vs 12. Moises, ainda na sua velhice estava disposto a aprender. Todos nós temos algo a aprender com alguém. Não podemos achar que já sabemos demais ou que pelo fato de termos alguns diplomas, o que não tem, não possa nos ensinar alguma coisa. Há uma distinção entre conhecimento e sabedoria; conhecimento é o resultado de estudo e esforço, sabedoria é fruto de uma caminhada cheia de obstáculos que foram superados. Quando vimos para o GCEU, temos que ter um coração ensinável, temos que ter humildade para ouvir o irmão e aprender o que Deus está nos ensinando através da vida dele.

Assim como Moisés, que a canção da nossa vida seja uma canção onde Deus é centro e nós apenas seus servos dispostos a fazer a sua vontade.  

Em Cristo Jesus, esperança da glória. Até a última casa!

                                                                          Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores