terça-feira, 20 de agosto de 2019

Carta Pastoral 137 - O encontro com o Grande EU SOU


Carta pastoral – Agosto de 2019 – ano IV – 137

“O encontro com o Grande EU SOU”




Texto para ler Ex 3.7-14.


Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Quando vemos Moisés se sentindo pequeno diante da missão dada por Deus a ele, não dá pra imaginar que se tornaria o grande líder que se tornou à frente. Na verdade, se sentir pequeno diante do que Deus nos delega a fazer é a realidade de todos nós, pois Deus sempre nos dará uma missão maior que a nossa capacidade, pois a suficiência reside nEle e não em nós.

Diante de um início de vida tão difícil como teve Moisés, achar justificativas para não aceitar a missão era mais que natural, mas o encontro com o Senhor trouxe algumas revelações que mudaram radicalmente sua vida. As experiencias vividas por Moises nesse encontro revelaram a ele quem era o Deus que o estava chamando para a missão.

1.    A sarça que ardia e não se consumia Ex 3.2-3. A primeira experiência que impacta Moises foi a visão de uma sarça que ardia em chamas, mas o fogo não a consumia. Sarça é um tipo espinheiro do deserto, era algo que Moises convivia a quarenta anos em que pastoreava o rebanho de seu sogro. Mas aquela cena atraiu a atenção de Moises. O que na verdade ele via era sua própria imagem e uma mensagem de Deus ao seu coração. “Essa sarça é você Moises! Todos fogem de você, mas quando meu fogo arder em sua vida, todos irão em sua direção, serão atraídos a você”. Que verdade poderosa para nós hoje! Se tivermos o fogo de Deus ardendo em nós, atrairemos as multidões, os perdidos, os oprimidos até nós que os conduziremos a Cristo. Que possamos permitir que esse fogo arda em nossa vida!

2.    Tire as sandálias de teus pés Ex 3.4-5. Quando Moises vai em direção à sarça, é surpreendido com a voz Senhor lhe dizendo que não podia se aproximar daquele jeito, era preciso tirar as sandálias. Começava ali o tratamento de Deus em sua vida, pois a visão que Moises tinha de Deus era a que recebera no Egito. Ele cresceu vendo um povo profano adorar seus deuses, mas agora ele é impactado com o Deus verdadeiro que não aceita que se chegue diante dEle de qualquer maneira, pois Ele é santo. Deus mostra pra Moises e para nós, qual é o nível de relacionamento quer manter conosco. A grande tragédia na vida de muitos, é não compreender essa verdade. Querem estar e fazer a obra do Senhor sem tirarem a sujeira de seu passado de pecado. Deus enviou seu Filho Jesus Cristo para nos purificar de todo o pecado e nos colocar diante dEle em santidade.

3.    O bordão que se transforma em serpente Ex 4.2-4. Outra experiência surpreendente foi o bordão que se transformou em serpente quando Moises lançou no chão. Bordão simboliza ministério, chamado, e ele precisa estar na mão, em atividade, pois se abrirmos mão dele, se transforma em perigo e tormenta para nós. Quantos que lançaram o ministério no chão e hoje estão sendo perseguidos pelo inimigo. Mas o Senhor mandou Moises pegar a serpente pela cauda e quando ele pegou, se tornou em bordão novamente. Isso mostra que retomar o ministério é difícil como pegar uma cobra pela cauda, mas tem que ter coragem. Então! Está disposto a reassumir seu chamado?

4.    Mete a mão no peito Ex 4.6-7. Por fim, Deus manda Moises meter a mão peito, e quando ele tira a mão, estava leprosa. Deus estava mostrando a Moises que precisamos sempre olhar para dentro de nós e ver o quanto somos pecadores e carecemos de sua Graça. Mas Ele manda Moises meter a mão no peito novamente, pois a vida com Ele é uma vida de nova chance. Em Deus, sempre temos a oportunidade de recomeçar.

A cada manhã, as misericórdias do Senhor se renovam sobre nós e temos a oportunidade de começar a missão que Ele nos confiou. Que as experiências de Moises possam ser úteis para sermos bem-sucedidos no ministério que o Senhor nos deu assim como ele foi.

Em Cristo Jesus, esperança da glória. Até a última casa!
                                                                          Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores