segunda-feira, 8 de abril de 2019

Carta Pastoral 121 - Lidando com as perdas da vida


Carta pastoral – Abril de 2019 – ano IV – 121

“Lidando com as perdas da vida”




Texto para ler: 2Sm 19.1-7.


Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Sabemos que a nossa vida é constituída de perdas. Todos nós, indistintamente passamos por perdas e tragédias no percurso da vida. O que nos difere é como lidamos com as tragédias que a vida nos impõe. É importante atentarmos para o fato de que Deus sempre nos provê uma compensação diante das perdas. É necessário enxergarmos as compensações de Deus em nossa vida.

Também é importante nos desprendermos de projetos que já morreram, para avançarmos naqueles que Deus tem preparado para nós. O texto lido relata o lamento de Davi pela morte de seu filho Absalão, após ter guerreado contra ele. Absalão era um projeto de Davi que Deus não aprovou. Quantos projetos em nossa vida que insistimos, e, no entanto, Deus já reprovou.

Quando adotamos um estilo de vida de lamentação por perdas que nos sobrevêm:

1.      Perdemos a visão e a alegria das conquistas que o Senhor nos dá verso 2. Deus deu de volta a Davi o trono que Absalão havia roubado, sua família que estava em perigo, amigos que deram a vida por ele, sua honra de volta, mas apesar de tudo que Deus fez, ele chorava por uma perda que o próprio Deus tinha permitido. Quantas vezes na nossa caminhada, choramos o “leite derramado” e ignoramos as grandezas que Deus está fazendo no presente.

2.      Envergonhamos e desonramos os fiéis que estão conosco verso 5-6. Davi foi confrontado por Joabe, pois o seu lamento trouxe vergonha para aqueles que lutaram por ele. Por causa de um infiel, ele desprezou os fieis que Deus colocou ao seu lado. Na nossa jornada não é diferente, nos prendemos a quem nos traz decepção e desonramos quem traz inspiração.

3.      Contaminamos os que estão à nossa volta com espírito de desanimo verso 3. Os valentes de Davi ficaram acovardados, diante do seu lamento. É assim que ocorre com líderes que só sabem lamentar, com pais que só lamentam. Seus liderados e seus filhos são contaminados pelo desanimo e não conseguem avançar na vida.

Mas o Senhor nos confronta a tomar uma atitude diante das perdas da vida - verso 7. Em primeiro lugar, se levante agora! O lamento é uma condição de prostração, de derrota. Quando nos prolongamos na reclamação, a tendência é permanecer nessa condição por muito tempo, por isso a palavra Senhor é que nos levantemos depressa, sem demorar, agora. Segundo, saia do lugar de prostração! Há uma tendência natural de quem vive no lamento, ser cercado de pessoas na mesma condição. Não é esse o lugar que Deus nos quer, portanto saia do meio de gente carnal para viver o sobrenatural. E por fim, assuma a posição que Deus te escolheu para estar! Ele te escolheu pra ser um vencedor apesar das perdas que a vida nos proporciona. Levante-se para o chamado de Deus na sua vida e não haverá tempo para lamúrias e lamentações.

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa! 

                                                                                            Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores