segunda-feira, 1 de abril de 2019

Carta Pastoral 120 - Caminho do Teste

 Carta pastoral – Abril de 2019 – ano IV – 120

Série “No Caminho de Jesus”

“Caminho do Teste”




Texto para ler: Lc 9.51-56.


Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Nossa vida é constituída de testes! Desde os primeiros dias de vida somos submetidos a testes dos mais diversos. Hoje em dia por exemplo, as crianças fazem os testes do pezinho, olhinho, ouvido... entre outros. Os testes atestam a qualidade de algo. Tudo que é de boa qualidade, foi submetido a vários tipos de testes.

Na vida cristã, também somos testados a todo tempo, afim de que se testifique o nível de relacionamento temos com Deus e seus propósitos. No texto acima, vemos o Senhor Jesus propondo alguns níveis de teste aos discípulos e a nós, para que possamos refletir sobre nossa conduta cristã.

1.      O teste do foco. No verso 51 vemos Jesus manifestando o firme propósito de ir a Jerusalém. Por mais que sua popularidade crescia na região da Galiléia, Ele entendia que sua missão se consolidaria em Jerusalém. Aprendemos com o mestre que por mais que façamos aqui na terra, nossa vida e ministério só terá sentido se chegarmos no céu (a Nova Jerusalém). De nada adianta, realizarmos grandes feitos nesse mundo, se o nosso foco e a nossa expectativa não estiverem no encontro com o Senhor no céu. Não podemos perder esse foco. Nenhum interesse nesse mundo pode nos distrair ou tirar de nós o desejo de ir para as mansões celestiais.

2.      O teste da preparação.  No verso 52, os discípulos entram em uma aldeia de samaritanos e não são recebidos por eles. Eles têm que lidar com a rejeição, por se tratar de um povo inimigo. Um dos maiores desafios para nós cristãos é lidar com rejeição. Uma vez que decidimos seguir a Jesus, precisamos ter o entendimento que seremos rejeitados por esse mundo que está na contramão dos princípios de Cristo. Muitos crentes não conseguem ter uma vida consolidada na presença de Deus por não saberem lidar com a rejeição e acabam buscando agradar ao mundo. O Apóstolo Tiago diz que aquele que deseja ser amigo de Deus será naturalmente, inimigo do mundo.

3.      O teste da coerência. Um fato, no mínimo curioso ocorre no verso 54, pois os discípulos, diante da rejeição dos samaritanos, desejam pedir que fogo desça do céu para os consumir. Mas se voltarmos alguns versos, vamos nos deparar com esses mesmos discípulos não conseguindo expulsar o demônio de um jovem, nem alimentando a multidão faminta. Vemos que para algumas coisas eles se mostravam sem fé e poder, mas para aquilo que lhes interessavam, estavam determinados. A incoerência é presente na vida de muitos crentes. São cheios de fé para receber bênçãos pessoais, mas quando têm que ajudar alguém, se dizem incapacitados. Não veem dificuldade para gastar tempo e dinheiro com coisas supérfluas e pessoais, mas para fazer a obra de Deus nunca têm tempo nem dinheiro. Precisamos ser coerentes naquilo que pregamos e aquilo que vivemos.

Poderíamos discorrer sobre outros níveis de teste que o próprio texto nos apresenta, mas por hora é o bastante para refletirmos sobre o nosso FOCO, PREPARAÇÃO e COERÊNCIA no nosso viver diário na presença de Deus. Sendo aprovados nesses três, já poderemos disfrutar de uma vida frutífera e equilibrada no corpo de Cristo.

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!  

                                                                                            Pr. Luiz Antonio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores