segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Carta Pastoral 114 - A essência da vida cristã


Carta pastoral – Novembro de 2018 – ano III – 114

Série “Fundamentos da nossa Fé”

“A essência da vida cristã”

Textos para ler: Lc 14. 1-33.



Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

O que nos motiva a viver intensamente a vida cristã? Quais ações são prioridade na vida do seguidor de Cristo?

Ao se reunir com um grupo de fariseus (religiosos legalistas da época) Jesus percebeu que era o momento oportuno para lhes transmitir algumas verdades a respeito das características indispensáveis para uma vida cristã autentica. Essas verdades continuam a ecoar em nosso tempo e é imprescindível que as tomemos como prática.

1.      A essência da vida cristã se baseia no amor Lc 14. 1-6 – enquanto os fariseus estavam em busca de alguma falha em Jesus para o acusar, não foram capazes de perceber o sofrimento de um homem enfermo que necessitava de ajuda. Não é diferente em nosso tempo, enquanto muitos brigam por doutrinas humanas e posições eclesiásticas, não são capazes de erguer os olhos e ver uma multidão faminta e doente precisando de amor.   

2.      A vida cristã, é uma vida de promoção e não de autopromoção Lc 14.7-11 – Jesus confronta os fariseus que estavam a todo tempo buscando se autopromover e ter notoriedade entre os homens. Jesus nos mostra que a essência do cristianismo é servir com humildade e esperar que a honra venha de Deus a nós.

3.      A essência do cristianismo é o altruísmo Lc 14.12-14 – ser seguidor de Cristo é servir ao próximo sem interesse egoísta. É dar sem querer nada em troca, é se dedicar àqueles não tem com que retribuir. Não podemos buscar relacionamentos por interesses, mas por amor, a exemplo de Jesus.

4.      A nossa motivação deve estar centrada em Deus e não nas coisas deste mundo Lc 14.15-24 – nada neste mundo pode nos atrair mais do que a presença de Deus. Nenhum compromisso, conquista humana ou interesse terreno pode sobrepujar o nosso desejo de desfrutar da presença de Deus. Nossos olhos precisam estar focados no céu, aguardando a vinda do Jesus para nos buscar e nos levar para habitar eternamente com Ele na glória.

5.       A vida cristã é uma vida de cruz Lc 14.26-33 – ninguém que segue a Jesus está isento de adversidades e provações. A vida com Jesus se torna autentica na medida que renunciamos os prazeres e hábitos deste mundo:

a.       Renunciar a busca por aprovação humana e priorizar a vontade de Deus vs.26

b.      Renunciar a busca por justiça própria e permitir que o Senhor nos justifique. Assim como Jesus, sofrer a afronta aguardando a intervenção de Deus vs. 27.

c.       Renunciar a busca por riquezas terrenas e amar a Deus sobre todas as coisas vs. 33.

Você está disposto a viver o estilo de vida que Jesus nos propõe? Não há nada mais relevante para nós do que permitir que a vida de Cristo seja a nossa vida diária. Que os interesses do Reino estabeleçam a rota da nossa caminhada na terra. Só assim caminharemos sem fadiga e cansaço. Até a última casa!

                                                                                                             Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores