terça-feira, 20 de novembro de 2018

Carta Pastoral 113 - Espírito Santo consolador e capacitador


Carta pastoral – Novembro de 2018 – ano III – 113

Série “Fundamentos da nossa Fé”

“Espírito Santo consolador e capacitador”

Textos para ler: Jo 16.7-11; At 1.8.



Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

É essencial que reconheçamos a importância do Espírito Santo no propósito eterno de Deus para o homem. Sem a presença do Espírito Santo neste mundo, não haveria a criação, o universo, nem a raça humana Sl 104.30. Sem o Espírito Santo, não teríamos a Bíblia 2Pe 1.21, e nenhum poder para proclamar o evangelho At 1.8. Sem o Espírito Santo, não haveria fé, nem novo nascimento, nem santidade e nenhum cristão neste mundo. Esta reflexão, baseada na pregação de domingo que foi transmitida pela irmã Aline Cavalcante traz alguns dos ensinamentos básicos a respeito do Espírito Santo.

O Espírito Santo é o agente da salvação - Nisto Ele convence-nos do pecado Jo 16.7,8, revela-nos a verdade a respeito de Jesus Jo 14.16,26, realiza o novo nascimento Jo 3.3-6, e faz-nos membros do corpo de Cristo 1Co 12.13. Na conversão, nós, crendo em Cristo, recebemos o Espírito Santo Jo 3.3-6; 20.22 e nos tornamos coparticipantes da natureza divina 2 Pe1.4.

O Espírito Santo é o agente da nossa santificação - Na conversão, o Espírito passa a habitar no crente, que começa a viver sob sua influência santificadora Rm 8.9; 1Co 6.19. Note algumas das coisas que o Espírito Santo faz, ao habitar em nós. Ele nos santifica, purifica, dirige e leva-nos a uma vida santa, libertando-nos da escravidão do pecado Rm 8.2-4. Ele testifica que somos filhos de Deus, ajuda-nos na adoração a Deus e na nossa vida de oração, e intercede por nós quando clamamos a Deus Rm 8.26,27. Ele produz em nós as qualidades do caráter de Cristo, que O glorificam. Ele é o nosso mestre divino, que nos guiam em toda a verdade Jo 16.13 e também nos revela Jesus e nos guiam em estreita comunhão e união com Ele. Continuamente, Ele nos comunica o amor de Deus e nos alegra, consola e ajuda Jo 14.16.

O Espírito Santo é o agente divino para o serviço do Senhor, revestindo os crentes de poder para realizar a obra do Senhor e dar testemunho dEle - Esta obra do Espírito Santo relaciona-se com o batismo ou com a plenitude do Espírito. Quando somos batizados no Espírito, recebemos poder para testemunhar de Cristo e trabalhar de modo eficaz na igreja e diante do mundo At 1.8. Recebemos a mesma unção divina que desceu sobre Cristo Jo 1.32,33 e sobre os discípulos, e que nos capacita a proclamar a Palavra de Deus At 4.31 e a operar milagres. O plano de Deus é que todos os cristãos atuais recebam o batismo no Espírito Santo At 2.39. Para realizar o trabalho do Senhor, o Espírito Santo outorga dons espirituais aos fiéis da igreja para edificação e fortalecimento do corpo de Cristo 1Co 12-14. Estes dons são uma manifestação do Espírito através dos santos, visando ao bem de todos 1Co 12.7-11.

Permita que o Espírito Santo habite sua vida por completo, que sua unção transborde em sua vida! Imagine o que acontecerá em nossa igreja, bairro e cidade quando estivermos transbordando da unção do Espírito Santo.

Cheios do Espírito Santo. Até a última casa!

                                                                                                     Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores