domingo, 12 de março de 2017

Carta Pastoral 042 - Fazendo a vontade de Deus



Carta pastoral – Março de 2017 – ano II – 042
  Série “Crescendo no relacionamento com o próximo”- Fazendo a vontade de Deus
Textos para ler: Jo 13.34-35; Rm 12.10; Rm 13.8
Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
Jesus e os Apóstolos nos apresentam mais de vinte mandamentos que nos orientam como devem ser os relacionamentos entre os cristãos; possibilitando uma agradável convivência entre os muitos membros da igreja de Cristo, de forma que agrade ao nosso Deus, no dia-a-dia da vida cristã. São chamados de “mandamentos de relacionamentos”, porque nos mostram as coisas que devemos fazer uns aos outros e uns em favor dos outros, como expressão de amor e unidade. Obedecendo a esses mandamentos glorificamos a Deus e fazemos a sua vontade.
Nesta série de ministrações estaremos aprendendo um pouco sobre aquilo que Jesus espera que façamos “uns aos outros” como evidencia de uma vida transformada e como prova de nosso amor por Ele.
1.      Fortalecendo a Comunhão
Comunhão ou “Koinonia” pode ser definido como aquela afinidade pessoal que os crentes desfrutam com Deus e uns com os outros. O Espírito Santo é quem proporciona uma relação dessa qualidade, unindo nossa vida a Cristo e aos outros cristãos. Mas a comunhão só acontece, de fato, quando cooperamos “uns com os outros” pelo bem do evangelho, e para que todos cresçam na vida cristã; quando nos importamos “uns com os outros”, quando aprendemos a compartilhar as coisas que temos “uns em favor dos outros” e quando lutamos juntos pela manutenção da unidade e do amor cristão.
Leiam At 2.41-47 e comentem:
·         Quais versículos demonstram relacionamento entre os cristãos e o Senhor?
·         Que expressões indicam que os cristãos compartilhavam bens materiais entre si?
·         Do que a igreja primitiva fazia, o que mais falta nas igrejas hoje?

2.      Promovendo a edificação
Para termos uma idéia da importância dos “mandamentos de relacionamentos” na vida cristã, basta dizer que sem eles não há edificação na igreja. Não são os dons que criam um ambiente para a comunhão; é a comunhão que cria um ambiente adequado ao despertamento e exercício dos dons. E esses dons que garantem a edificação dos crentes:
·         “Instruí-vos uns aos outros” (Cl 3.16) ao obedecermos a esse mandamento damos oportunidade de identificar e desenvolver aqueles que têm o dom do ensino (Ef 4.11).
·         “Aconselhai-vos mutuamente” (Cl 3.16) obedecendo a esse mandamento descobrimos aqueles que verdadeiramente têm o dom da exortação (1Tm 4.13)
·         “Orai uns pelos outros” (Tg 5.16) com esse mandamento percebemos aqueles que têm o dom da fé (1Co 12.9)
·         “Edificai-vos reciprocamente” (1Ts 5.11) praticando esse mandamento identificamos quem tem o dom da profecia, isto é, o dom de anunciar o que Deus espera na conduta religiosa do seu povo (1Co 12.28)
·         “Servi uns aos outros” (1Pe 4.10) na obediência a esse mandamento descobrimos aqueles que tem o dom da misericórdia (Rm 12.8)
Como estão seus relacionamentos com os irmãos? Estão sendo desenvolvidos de acordo com os mandamentos recíprocos que vimo hoje? Se não, experimente aprendê-los, coloca-los em prática e saborear a delícia que é viver dentro da vontade de Deus! Até a última casa!                                                                Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores