terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Carta Pastoral 035 - Uma relação de Pai e Filho



Carta pastoral – Janeiro de 2017 – ano II – 035                        
  Série “Crescendo no relacionamento com Deus”- Uma relação de Pai e Filho
Texto para ler: João 1.12
Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
1.      Todos são criaturas de Deus, mas nem todos são filhos de Deus.
Sempre tivemos o costume de dizer e ouvir dizer “eu sou filho de Deus”. Mas essa expressão não condiz com a realidade de todos os que dizem. Muitos a dizem, por acreditar que pelo fato de terem sidos batizados quando criança, deixaram de ser “pagãos” e se tornaram filhos de Deus. A Bíblia não afirma que se formos batizados seremos filhos de Deus. O batismo é uma ordenança de Jesus para aqueles que creram nEle e se tornaram filhos de Deus.
2.      Jesus Cristo, o único meio para nos tornar filhos de Deus
O texto de João 1.12 nos mostra que aquele que crê em Cristo tem o direito de se tornar filho de Deus. Vamos analisar essa afirmação por partes. Primeiramente, o que significa crer em Cristo? Crer é mais do que acreditar. Muitos acreditam que a história e as palavras de Cristo são verdadeiras e, nem por isso, são filhos de Deus. No contexto bíblico, crer tem o sentido de confiar. Crente, é aquele que confia na obra redentora realizada por Cristo na cruz e, por isso, se entrega a Ele. Em segundo lugar, esses, conforme dito, recebem o direito de se tornarem filhos de Deus. Isso quer dizer que o crente em Cristo, de maneira irrevogável, tem garantido para si o status de filho de Deus e todos os benefícios dessa posição. Quanto a isso, Romanos 8.17 diz: “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo”. O crente em Cristo, como filho de Deus, é também herdeiro, tendo o direito de receber de Deus suas bençãos. Paulo fala sobre isso em Efésios 1.3, quando diz: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”.
3.      As características dos filhos de Deus
A nova vida é a evidencia de que alguém se tornou filho de Deus, assim como a fé é o pré-requisito para tal. O crente em Cristo experimenta uma novidade de vida, é uma nova criatura. Sendo assim, sua vida passa por mudanças visíveis, o que significa deve haver um “quem eu era” e um “agora quem eu sou”. Eis algumas das mudanças que devem ocorrer:
·         Entendimento da palavra de Deus (Jo 14.26; 16.13),
·         Aversão ao pecado (Ef 5.3-14),
·         Amor a Deus e aos irmãos em Cristo (Mt 22.37-39)
4.      Aplicação
·         Você tem convicção de que é filho de Deus? por quê?
·         Se ainda não tem essa certeza, deseja ter hoje?
·         Quando você passou ter a certeza de que é filho de Deus? Conte um pouco como foi.
·         Das características dos filhos de Deus, qual você considera que precisa crescer mais?
Um dos nossos desafios para esse ano, é crescer. Crescer em todos os níveis possíveis, e um deles, e mais importante é no relacionamento com Deus. Para crescermos no relacionamento com Deus é imprescindível nos relacionarmos com Ele como filhos, e o vermos como Pai. Pai que cuida, que ama e que corrige. Tudo que tem vida, cresce. Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!
                                                                                Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores