terça-feira, 2 de agosto de 2016

Carta Pastoral 027 - Retribuição do Amor



Carta pastoral - Agosto de 2016 – ano I – 027

                                                               Carta Pastoral

Texto para ler: Mt 5. 38-48
Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
O texto que lemos é a confirmação de que o cristianismo autentico é o único estilo de vida capaz de transformar esse mundo. Somente os ensinos de Jesus contém a formula perfeita para curar e prevenir o homem da maldade que ele se encontra contaminado. O pecado afundou a humanidade num abismo de ódio muito profundo e somente o AMOR é capaz de nos tirar desse abismo. Jesus nos traz um precioso ensino sobre a forma de retribuição que os seus servos devem exercer neste mundo de ódio. Vamos refletir um pouco sobre as formas de retribuição e qual deve ser a nossa:
1.    Retribuição da carne - É a maneira comum de agirmos para retribuir alguém por alguma atitude. Se formos abraçados abraçamos, se nos cumprimentam cumprimentamos de volta, mas se nos ofende ofendemos também. E é aí que está o grande problema. Pois quando se trata de retribuir o mal, sempre buscamos retribuir de forma mais perversa do que fomos atingidos. E o pior que mesmo depois de retribuir, ainda não estamos satisfeitos. O resultado desse tipo de retribuição é que vemos diante de nós; guerras, violência e morte.
2.    Retribuição da lei – É a tentativa de impor justiça a retribuição. Olho por olho, dente por dente, ou seja, o castigo pela ofensa deve ser na mesma medida. Mas aí também está outro problema. É que quando se trata da punição para quem nos prejudicou, nunca estamos satisfeitos, e se nós somos punidos porque fomos transgressores, ficamos revoltados com a punição. Os presídios formam criminosos ainda piores, pois saem de lá pessoas se sentindo injustiçadas e com desejo de retribuir a punição que receberam. Criando assim um ciclo de maldade interminável.
3.    Retribuição do AMOR – É a capacidade de agir contrário a ofensa. É a perfeita forma de retribuição que quebra o ciclo do mal. Dessa forma não há insatisfação nem injustiça. O melhor é que quem recebe essa retribuição tem a capacidade de ser transformado. Mas é bom ressaltar que nós só podemos dar aquilo que temos. Só é capaz de retribuir com amor, quem tem o amor de Deus dentro de si. Rm 12.17-21; 1Ts 5.15; 1Co 13.4-7; 1Pe 2.18-23; 1Pe 3.9
Jesus é a maior manifestação do amor de Deus. Toda maldade e pecado do homem foi retribuído por Deus através do amor em que deu seu único Filho para morrer por nós. Portanto se queremos viver esse amor que é capaz de nos fazer amar nossos inimigos e retribuir com o bem quem nos faz mal, precisamos aceitar Jesus como salvador de nossas vidas e viver segundo a sua vontade. Jo 3.16  
Em Cristo Jesus, revelação do amor de Deus. Até a última casa!

                                                                          Pr. Luiz Antônio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores