terça-feira, 9 de agosto de 2016

Carta Pastoral 028 - A esmola e a oração



Carta pastoral - Agosto de 2016 – ano I – 028
                                                                  
                                                                         Carta Pastoral

Texto para ler: Mt 6. 1-8
Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
“O fogo que causa incêndios e destruição, ferindo e matando pessoas; é o que se cozinha os alimentos para saciar nossa fome e nos aquecer do frio”. Vemos que a forma como usamos um recurso é que definirá o seu valor. No texto que lemos, Jesus nos apresenta dois valiosos recursos que se usados corretamente, trará grandes benefícios para nossa vida e dos que estão à nossa volta – A esmola e a oração.
Podemos extrair três preciosas verdades desse texto:
1.    Esmola e oração fazem parte da vida dos discípulos de Cristo. Jesus não apresenta a esmola e a oração como algo a ser praticado por opção. A prática de ajudar pessoas necessitadas é o reflexo natural de quem um dia foi alcançado pela Graça de Deus. Todo aquele que recebeu a ajuda de Deus sem ao menos merecer, tem um coração voltado a ajudar pessoas, mesmo que elas não mereçam ou não agradeçam. Da mesma forma, todo aquele que se aproximou do Senhor por meio de Jesus, precisa manter-se em contato direto com Ele através da oração. Pv 11.25; Pv 22.9; Is 58.10; Jo 15.7; Lc 11.9; Sl 91.15
2.    Deus sonda a intenção do nosso coração. Outro ensinamento importante de Jesus é que o que determina a qualidade da nossa esmola e da oração é a intenção. Quando ajudamos alguém, o foco deve estar em Deus primeiramente, mostrando à pessoa que aquela ajuda veio por causa do Seu amor por ela. E na pessoa que está sendo ajudada, mostrando que ela é importante para Deus e para nós. Também quando oramos, é para nos aproximar de Deus e não nos destacar entre os homens. É para que o Senhor cresça em nossas vidas e não para crescermos diante dos homens. Tanto na esmola quanto na oração, a intenção deve ser a mesma; que Ele cresça e eu diminua, que Ele apareça e eu me constranja com a sua Glória. 1Sm 2.3; Dn 2.22; Jr 17.10
3.    O nosso Deus é recompensador. Uma das grandes virtudes da vida com Deus é que sempre seremos recompensados por Ele. Melhor do que isso, a recompensa será sempre maior do que o que fizermos. Todos os que se dedicam em ajudar pessoas serão ricamente abençoados. E todos aqueles que se colocam diante de Deus em oração, serão ouvidos e respondidos. Sl 58.11; Ap 22.12; 1Co 15.58
Como é bom aprender com Jesus e viver em sua presença. Nos tornamos pessoas abençoadas e abençoadoras, temos nossas orações ouvidas por Deus e um galardão no céu que está preparado para nós. Se você meu amigo, ainda não decidiu viver na presença de Deus e aceitar Jesus como seu salvador, o Senhor te diz: “venha a mim, você que está cansado e sobrecarregado que Eu tenho uma nova vida para você”. Se você é alguém que está em busca de reconhecimento humano, faça um conserto com o Senhor ainda hoje.
Em Cristo Jesus, nossa redenção. Até a última casa!
                                                                     Pr. Luiz Antônio

Um comentário:

Seguidores