terça-feira, 19 de julho de 2016

Carta Pastoral 026 - Uma só palavra



Carta pastoral - Julho de 2016 – ano I – 026

                                                                 Carta Pastoral

Texto para ler: Mt 5. 33-37
Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
O Evangelho de Mateus tem nos mostrado a cada dia que a vida com Jesus é uma vida de retidão em todos os níveis. Jesus nos ensina no Sermão do Monte que seguir a Ele envolve mudança de conduta e distanciamento das práticas mundanas. Um sábio pensador disse que se chegasse no final de sua vida e descobrisse que Deus não existia, ainda assim teria valido a pena seguir aquele caminho. Pois servir a Deus nos faz pessoas melhores; nos faz ser melhores pais, irmãos e cidadãos.
O texto ora lido nos traz mais preciosos ensinamentos para essa vida de retidão que Jesus nos propõe, dos quais quero destacar apenas três:
1.      Deus é Santo – Jesus confronta os fariseus que faziam mau uso do nome de Deus e de sua criação em suas ações pecaminosas. Homens de caráter duvidosos faziam juramentos a Deus mas não os cumpriam. O Senhor é fiel em sua palavra e requer de nós fidelidade diante Dele. Não podemos ignorar a santidade de Deus como fizeram Nadabe e Abiú que se apresentaram de qualquer maneira diante de Deus para lhe oferecer fogo estranho. Nem como Ananias e Safira que desprezaram a onisciência do Senhor e quiseram enganar os apóstolos. A exemplos dessas pessoas, muitos têm se dado muito mal por não estarem na presença de Deus com seriedade e santidade assim como Ele é Santo. 1Pe 1.15-16; Êx 15.11; Is 6.3; 1Sm 6.20; Ap 15.4
2.      Não envolva o santo com o profano – Jesus também combate neste texto, uma prática bastante comum naquele tempo e em nossos dias; o uso do que é santo para maquiar o pecado. Os fariseus trapaceavam, extorquiam, adulteravam e muitas outras coisas terríveis, usando juramentos em nome de Deus, do céu, do templo etc. Não é diferente em nossos dias; quantas pessoas usando até a própria Bíblia para suas ações pecaminosas. Dizendo que Deus disse o que Ele não falou. Dando poderes a objetos que Deus não consagrou. Nos faltaria tempo aqui para mencionar as práticas em que os homens têm envolvido o santo e o profano. Mas vamos nos apegar aos ensinos de Cristo e viver na dependência Dele em santidade. 2Co 6.14-18
3.      Seja sincero e íntegro na sua palavra – O principal ensinamento de Jesus nesse texto é que devemos ter uma só palavra. A integridade é imprescindível para o cristão. Quem tem o caráter nos moldes de Cristo, a sua palavra tem crédito. Para que a nossa conduta não seja de procedência maligna:
·         Pense antes de falar
·         Faça compromissos que possa cumprir
·         Compre apenas o que pode pagar
·         Só fale aquilo que é capaz de confirmar
Como é bom aprender e andar com Jesus! Se você ainda não viveu essa experiência. Hoje Jesus convida a caminhar com Ele e ter uma nova vida. Em Cristo Jesus, caminho, verdade e vida. Até a última casa!
                                                                             Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores