terça-feira, 27 de agosto de 2024

Carta Pastoral 263 - Juntos Somos Melhores 04

Carta pastoral – ano VI

Série: “Juntos Somos Melhores”

Somos levados a amar a família de Deus 4

Textos para ler: 1Jo 3.14

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Como podemos aplicar o amor incondicional em situações de conflito ou desentendimento?

Amar outros cristãos é evidência de que pertencemos à família de Deus. Nosso amor por eles é fruto de nosso relacionamento com Deus, mas é importante entender que nossa relação com o Pai não é estabelecida por isso: "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.8,9). Quando nos tornamos membros da família de Deus (Efésios 2.19), a transformação da morte para a vida nos leva a mudar a atitude de selecionarmos pessoas para amar. Estamos livres para amar incondicionalmente. Todo aquele que assim o faz "é nascido de Deus e conhece a Deus" (I João 4.7). Mas sem o amor semelhante ao de Jesus não podemos declarar que fazemos parte de sua família (I João 3.10).

Como podemos amar pessoas que têm visões ou estilos de vida diferentes dos nossos?

Pense nisto: se você não ama os outros, se está preocupado apenas com suas necessidades, então deve questionar se Cristo está realmente em sua vida. Um coração transformado por Deus é um coração que ama. Caso tenha dúvidas a respeito de sua salvação, uma das primeiras perguntas que deve fazer a si mesmo é: "Eu amo outros cristãos?". Se esse fruto não existe em sua vida, pergunte-se onde você tem colocado suas raízes!

É possível apontar para um momento específico em sua vida em que você disse "sim" para Deus e permitiu que Jesus transformasse seu coração? Se sua resposta for "não", você precisa resolver a questão. A quem você dedicará sua vida? A Deus ou a si mesmo?

Talvez você duvide de que terá forças para viver para Deus e para amar como ele está pedindo, mas não se preocupe — Deus lhe dará o que for necessário, uma vez que você escolha viver para ele e se tornar membro de sua família. A Bíblia afirma: "Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude" (II Pedro 1.3). O aprendizado de amar como Jesus inicia-se com o compromisso assumido de dedicação total a ele. A Bíblia promete: "Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus" (João 1.12).

Você aceita essa oferta? Primeiramente, creia. Creia que Deus o ama e o criou para seus propósitos. Creia que você não está aqui por acaso. Creia que você foi criado para viver para sempre. Creia que Deus o escolheu para você ter um relacionamento com Jesus. Creia em seu coração que Jesus morreu na cruz por você e que Deus o ressuscitou dos mortos (Romanos 10.9). Creia que não importa o que você tenha feito no passado, Deus quer perdoá-lo.

Em segundo lugar, receba. Receba Jesus em sua vida como Senhor e Salvador. Receba o perdão por todos os seus pecados. A Bíblia afirma: "Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele" (João 3.36).

Você tem um exemplo de uma relação que melhorou quando você começou a amar sem esperar nada em troca?

Talvez você já esteja comprometido com Jesus, mas percebeu que não está amando outros cristãos como deveria. Não se preocupe — Deus o ajudará a crescer em sua capacidade de amar.

Amar a Deus, Amar o próximo e Fazer Discípulos. Até a última casa!

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores