segunda-feira, 17 de junho de 2024

Carta Pastoral 257 - Você é um missionário 2

Carta pastoral – Junho de 2024 – ano VI

Série “Missionários”

“Você é um missionário 2”

Textos para ler: Genesis 24.16-36

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Hoje vamos finalizar nossa reflexão sobre o coração missionário de Eliezer, servo que Abraão enviou com o objetivo de buscar uma esposa para seu filho Isaque. Como ele, nós também fomos enviados por Deus ao mundo para buscar pessoas e convencê-las a entrar numa aliança com Jesus. Já refletimos sobre a importância de conhecer o coração de Deus, a fim de compreendermos a importância da missão. Vimos também que devemos assumir um compromisso com o chamado, que sejamos proativos e intencionais em nossas ações de buscar os perdidos e que reguemos tudo com muita oração.


1.     Estar atento às oportunidades é fundamental para o missionário – Gênesis 24:16-21 – Como já vimos, Eliezer foi estratégico em buscar um lugar onde pessoas com o perfil que ele buscava podiam ser encontradas, mas ele não se limitou a isso. Ali, à beira daquele poço, em oração eles permaneceu atento às mulheres que se aproximava e estabeleceu um contato com Rebeca, a primeira que parecia receptiva... Pessoas que não acordam todos os dias mantendo a mente ligada no objetivo de conduzir alguém a Cristo, perdem muitas oportunidades. Quem se reconhece missionário, está sempre atento aos sinais que as pessoas dão. Uma curiosidade espiritual, um problema compartilhado, uma simpatia pelo evangelho, enfim, há muitas coisas que podem funcionar como janelas para semearmos o evangelho na vida de outros. Entretanto, só saberemos que uma pessoa está receptiva se, como Eliezer, ousarmos dialogar com ela e falar de Jesus.

2.     Falar das riquezas do Pai e do amor de Jesus é a mensagem do missionário – Gênesis 24:34-36 – Ao ser convidado a entrar na casa de Rebeca, Eliezer tratou de se apresentar como servo de Abraão e de falar das riquezas de seu senhor e das virtudes de Isaque, seu filho. Pregar o evangelho é dar testemunho de Jesus e mostrar a glória do Senhor. Não podemos nos perder, achando que qualquer outro argumento possa ser mais eficaz do que o amor de Deus e a vida que Ele oferece. Qual a consequência de atrairmos pessoas a nós ou à nossa igreja, mas não as levarmos a se apaixonarem por Jesus acima de tudo?

3.     Nossa Missão é compartilhar as riquezas do Reino – Gênesis 24:10,22,29-30 – Quando Eliezer partiu para aquela viagem missionária, levou consigo amostras das riquezas de Abraão e Isaque. Ao estabelecer contato com Rebeca, ele deu peças daquele tesouro como presentes a ela. Foi isso que chamou atenção e abriu o coração de sua família... Temos aqui uma ilustração perfeita, pois quando somos enviados a evangelizar, não vamos de mãos vazias, apenas com uma mensagem. As riquezas no nosso Senhor estão em nossa bagagem e devem ser distribuídas. Temos unção para curar as pessoas e abençoá-las com a compaixão que carregamos. A compaixão também é uma riqueza de Cristo que precisamos distribuir? Quão eficaz é que as pessoas se sintam amadas, sejam elas quem forem, para que recebam o evangelho? De que maneira prática nós podemos manifestar compaixão aos que ainda não conhecem Jesus?

 

Amar a Deus, Amar o próximo e Fazer Discípulos. Até a última casa!

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores