terça-feira, 4 de junho de 2024

Carta Pastoral 255 - Enviados para a Missão

Carta pastoral – Junho de 2024 – ano VI

Série “Missionários”

“Enviados para a missão”

Textos para ler: Genesis 24.1-4

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Iremos nos dedicar, nesta e nas próximas semanas, a estudar uma história que está em Gênesis 24.

Um pai, chamado Abraão, preocupado em prover uma esposa para seu filho, Isaque. Ele encarrega um servo, chamado Eliezer, de fazer uma longa viagem à terra de seus parentes, a fim de que encontrasse, convencesse e trouxesse esta mulher, missão na qual ele foi bem-sucedido, pois achou em Rebeca o coração aberto que buscava... Abraão é uma figura de Deus, o Pai. Ele fora capaz de colocar o seu único filho no altar para sacrificá-lo (Hb 11:17-19). Ele era um pai bondoso e riquíssimo! Isaque, seu filho, é uma figura de Jesus, o Filho Unigênito de Deus, que está buscando quem queira entrar numa aliança. Rebeca, por sua vez, representa todos aqueles que estão no mundo, perdidos, sem salvação. Ela não conhecia ao Senhor e vivia mergulhada no paganismo. Assim morreria, sem nunca entrar na história de Deus, se alguém não lhe falasse de Abraão e de Isaque... O último personagem da história é Eliezer e ele representa todos nós, cristãos, servos do Pai. Sua missão foi evangelizar, ou seja, levar a boa notícia das riquezas de Abraão e do amor de Isaque, tentando trazer alguém para uma aliança com seu senhor.

Eliezer foi um missionário, assim como nós somos chamados a ser. Ele foi encarregado de uma missão por seu dono e correspondeu com plena fidelidade. Nós precisamos desenvolver um coração semelhante ao dele! É por isso que nos dedicaremos hoje e nas próximas semanas a estudar essa história e extrair dela “as marcas de um ganhador de vidas, de um missionário.”

1.     Um verdadeiro missionário conhece o desejo de Deus – Gn 24:1-4 – A primeira virtude deste servo é que ele amava o seu senhor e conhecia o seu coração. Abraão repartiu com Eliezer seu intenso anseio de buscar uma companheira para Isaque. Daquela missão dependia a sequência de um plano eterno. Então, este homem não obedeceu apenas porque tinha que obedecer, mas porque seu maior desejo era agradar o seu senhor e cooperar com seus anseios. Estaria certo dizer que quem está mais próximo de Deus é mais influenciado pelo seu desejo de salvar os pecadores? 2) Abraão repartiu com Eliezer o intenso desejo do seu coração. Isso fez com que ele obedecesse por amor ao seu senhor. Será que hoje a tarefa do evangelismo soa nas nossas vidas como uma obrigação ou como uma forma de agradarmos ao Senhor?

 

2.     Um verdadeiro missionário não se preocupa com o fracasso da missão - Gn 24:5-8 - O primeiro desafio que surgiu na mente do Eliezer foi a possibilidade de fracassar na missão, de não conseguir trazer ninguém a Isaque. Muitas vezes, nós também precisamos vencer essa barreira mental e a melhor forma de fazê-lo é entender que o que Deus espera de nós é a fidelidade na missão. O êxito será resultado da nossa semeadura, de uma ação da graça e da resposta de quem dermos a oportunidade do evangelho. Quais as dificuldades que mais impedem os crentes de pregarem o evangelho? Abraão assegurou que o anjo do Senhor iria adiante de Eliezer, no cumprimento da sua missão. Até que ponto contamos com o sobrenatural, quando damos testemunho de Cristo? Abraão disse que era a mulher que deveria vir a Isaque e não ele ir para sua terra pagã. Qual o prejuízo que igrejas e pessoas causam quando barateiam o evangelho, pregando um Jesus que se amolda ao mundo, ao invés de pregar ao mundo a necessidade de abandonar o pecado e se converter a Jesus?

 

Amar a Deus, Amar o próximo e Fazer Discípulos. Até a última casa!

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores