sábado, 21 de abril de 2018

Carta Pastoral 084 - Como podemos cooperar na edificação da Igreja


Carta pastoral – Abril de 2018 – ano III – 084

Série “Alinhando a visão”

“Como podemos cooperar na edificação da Igreja”

Textos para ler: At 2.42,44,46; 1Pe 2.2; Ef 2.21; Ef 4.15-16

Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Após algumas semanas refletindo sobre os ministérios e suas funcionalidades na edificação da Igreja, creio que em cada coração já começa sinalizar o desejo de ser um edificador da Casa de Deus. Vamos hoje falar algumas indispensáveis para essa edificação:

A) Precisamos nos reunir

De nada adianta falarmos de edificação se somos individualistas e isolados. A reunião é extremamente importante para a edificação do Corpo. Quando estamos em Cristo, sentimos necessidade dos outros membros do corpo. Quando nascemos de novo, desenvolvemos um profundo sentimento de que necessitamos dos outros e de que não podemos viver isolados dos demais irmãos. João disse que aquele que é nascido de Deus ama os irmãos. Seria uma grande contradição dizer que amamos os irmãos, mas não desejarmos estar com eles. O amor sempre resulta em comunhão. Algumas vezes, questiono se algumas pessoas realmente nasceram de novo. Elas vivem como se tivessem simplesmente mudado de religião. E essa mudança de religião sem mudança de vida pode ser muito penosa. Tais pessoas não possuem uma nova vida em seu espírito e, mesmo assim, lhes é exigido um novo viver. Isso é muito penoso e extremamente difícil. É como pedir a um cachorro para que voe. Se ele conseguisse receber a vida e a forma de um pássaro, não precisaria de nenhuma ordem para voar, ele simplesmente voaria espontaneamente. Precisamos perceber que nascemos de novo e recebemos a pessoa de Cristo dentro de nós. Agora, o Cristo que habita em nós simplesmente é atraído por outros que possuem o mesmo Cristo, o mesmo tipo de vida. É algo inteiramente espontâneo. Podemos ter muitas dificuldades no dia-a-dia, falta de tempo e horários difíceis, mas sempre haverá no coração dos nascidos de Deus um anseio pela comunhão, pela reunião dos santos.

b) Precisamos crescer no Senhor

Textos como 1 Pedro 2.2, Efésios 2.21 e 4.15 mostram claramente que a edificação da Igreja só é possível pelo crescimento dos membros. Somente um corpo crescido pode expressar apropriadamente o Senhor. Precisamos tratar com o nosso pecado, nosso mundanismo e com o nosso ego. Para crescer, precisamos nos encher da vida de Cristo, pois, quando somos cheios do Senhor e ministramos ao Senhor, então a vida abundante de Cristo se manifesta. Tudo de que precisamos para crescer é de vida fluindo. Crescer até a maturidade é uma exigência básica para todos os santos para que haja edificação da Igreja.

c) Precisamos funcionar como ministros

Todos nós somos ministros e todos somos membros do corpo. Se somos ministros, precisamos ministrar ao corpo; se somos membros, precisamos funcionar de acordo com o dom que o Espírito nos concedeu. Se uma pessoa não consegue funcionar adequadamente, isso pode ser um sinal de que ela ainda não cresceu o suficiente. Sem crescimento, não sabemos como funcionar, por isso, a primeira condição para edificar é crescer.

d) Todos nós precisamos falar

Na vida da igreja, o falar é fundamental. Na reunião de celebração, não podemos falar, mas, no GCEU, falar é uma forma de edificarmos a Casa de Deus. Se não falamos, não crescemos nem conseguimos ministrar de acordo com nosso dom. Precisamos ser cuidadosos, porém, para não termos um falar negativo. Há vários tipos de falas negativas que destroem ao invés de edificar. O primeiro tipo é a fofoca, e nem preciso dizer o quanto ela pode ser destrutiva. Outro falar extremamente destrutivo é a crítica. Não devemos ter palavras de crítica em nossos grupos de discipulado. Mesmo quando tivermos de exortar, devemos fazê-lo de forma positiva. Lembre-se sempre de que é pela boca que a maior parte das doenças naturais se propagam, e não é diferente na vida espiritual.  



Tendo essas ações presentes em nossas vidas e GCEUs, iremos edificar a Igreja do Senhor e impactar o mundo. Não sejamos apenas ouvintes, mas praticantes da palavra e assim alcançaremos as multidões para Cristo. Até a última casa!

                                                                                                             
                                                                                                            Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores