domingo, 8 de abril de 2018

Carta Pastoral 082 - Compreendendo a Edificação parte 03


Carta pastoral – Abril de 2018 – ano III – 082

Série “Alinhando a visão”

“Compreendendo a Edificação 03”

Textos para ler: 1Pe 2.1-10; Ef 2.20-22; Ef 4.11-12; Hb 3.6

Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

A alguns dias temos aprendido que na edificação da Casa de Deus, os ministérios apontam para cada função nessa edificação, e que o ministério de apóstolo é aquele que tem a capacidade de fazer a leitura do projeto, de entender e transmitir a visão da edificação para a igreja. O ministério do evangelista é coletar pedras para que elas sejam edificadas na Casa de Deus. Hoje vamos dar continuidade ao aprendizado sobre as demais funções na edificação da Casa de Deus.

3. As pedras devem ser buriladas



Como nós saímos e coletamos muitas pedras pelo evangelismo, agora nossa construção está cheia de pedras, mas elas não estão prontas para a edificação. Neste ponto, precisamos do terceiro elemento: o ministério de ensino. Nesta obra, precisaremos quebrar algumas pedras e talhar outras para tirar as arestas, e o ministério que faz isso é o de ensino. Precisamos ensinar e discipular uns aos outros, pois na Casa de Deus tudo é feito através da reciprocidade.

“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” Cl 3.16

Um grande problema que algumas igrejas enfrentam é que o discipulado se torna uma relação exclusivista e controladora. O discípulo só aceita ser ensinado e exortado por seu discipulador e este, por sua vez, não admite que ninguém venha instruir seu discípulo. Esse não é o espírito da Casa de Deus, pois nela, tudo é feito uns aos outros. Quando faço parte da edificação de um grupo de discipulado, devo aceitar que um irmão me exorte, mesmo que ele conheça menos que eu; preciso receber o conselho de outro, mesmo que ele não seja o líder ou pastor. No texto de Colossenses, Paulo ensina que, na Casa de Deus, nós nos instruímos mutuamente, ou seja, ensinamos uns aos outros. Mas, há aqueles que só aceitam aprender com o pastor. Na mesma carta, Paulo diz que devemos também nos aconselhar mutuamente, contudo, há aqueles que só aceitam conselhos do pastor e, mesmo assim, dentro do escritório pastoral. Veja que, quando falamos de ensino, temos em mente o ensino de uma família, onde cada um é edificado pelo outro em amor. Se não ensinarmos aos irmãos, eles não estarão prontos para serem edificados. Para ser edificada, cada pedra deve ter determinado tamanho, forma e textura, e o padrão que devemos seguir é o da pedra angular, isto é, o Senhor Jesus. Ele é a pedra angular à qual todas as outras precisam estar alinhadas. Mas Jesus não é apenas a pedra angular, Ele é também a pedra de esquina. A pedra angular era a pedra que servia de alicerce, onde toda a construção se apoiava, mas a pedra de esquina era aquela colocada para dar o prumo e a direção do edifício. Assim, é o Senhor quem determina a base e o prumo para cada pedra viva. Lembre-se que todos somos pedras vivas e construtores ao mesmo tempo.

O GCEU é o canteiro de obras, onde as pedras são coletadas, lapidadas, polidas e edificadas. O nosso desafio é se permitir ser lapidados uns pelos outros. Isso é ser igreja no modelo de Jesus.

Em Cristo Jesus, a pedra angular. Até a última casa!
                                                                                                               Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores