sábado, 17 de março de 2018

Carta Pastoral 080 - Compreendendo a Edificação


Carta pastoral – Março de 2018 – ano III – 080

Série “Alinhando a visão”

“Compreendendo a Edificação”

Textos para ler: 1Pe 2.1-10; Ef 2.20-22; Ef 4.11-12; Hb 3.6

Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Muitos cristãos são bastante corretos quanto à conduta e parecem ser muito espirituais, mas, lamentavelmente, são apenas pedras isoladas. Podem até ser pedras preciosas, mas se estiverem isoladas, não serão de muita utilidade para o propósito eterno de Deus. O Senhor deseja uma casa e não uma infinidade de pedras preciosas isoladas, destinadas a compor uma exposição. Nossa grande necessidade, hoje, é sermos edificados juntos na vida do grupo de discipulado. Se ganhamos muitas pessoas, mas não as edificamos como parte do edifício de Deus, nosso trabalho pode ser em vão. Quando aprendemos a ser edificados, temos vitória, santificação, poder, plenitude de Deus e riqueza espiritual; tudo depende de sermos encaixados e edificados no edifício de Deus. Não é suficiente coletarmos pedras, é preciso edificar essas pedras, colocando-as no edifício da Casa de Deus. Hoje em dia, a realidade na maioria das igrejas é que as pessoas buscam poder espiritual isoladamente, buscam uma vida de santidade ignorando os demais membros do corpo. O fato é que quanto mais buscam, mais pobres se tornam. Todos nós precisamos abandonar nosso individualismo e nos abrir para sermos edificados junto com outros irmãos. Todos os nossos problemas são consequência de uma única coisa: somos muito

individualistas e independentes, estamos desvinculados uns dos outros. É por esse motivo que somos assediados por fracassos e fraquezas. Você tem algum pecado que o assedia, o qual não consegue vencer? Quando se dispuser a ser vinculado e edificado com outros irmãos, você descobrirá como seu pecado pode ser superado. Como cristão, você é capaz de apontar outros membros específicos do Corpo de Cristo com quem se relaciona de maneira prática? Esse assunto não é uma questão de doutrina ou de espiritualidade, mas de realidade prática. O único caminho para ser um crente vitorioso é estar vinculado.

A intenção do Senhor é que cada grupo de discipulado seja uma expressão da Igreja. Cada grupo de discipulado precisa ser como um corpo com muitos membros bem encaixados e edificados em comunhão e unidade.

Para construir um prédio, precisamos de cinco elementos fundamentais, e não podemos prescindir de qualquer um deles. Esses cinco elementos estão todos relacionados aos cinco ministérios citados em Efésios 4.11-12, e precisam ser observados na vida normal do grupo de discipulado, pois tais ministérios foram constituídos para treinamento dos santos a fim de que estes desempenhem o serviço de edificação da Casa de Deus. O serviço dos santos é a edificação do Corpo de Cristo. Esse é o nosso trabalho. Qualquer propósito diferente deste está fora do propósito eterno de Deus. Todos os santos devem ser treinados para fazer a obra de construção, e nenhum de nós pode ficar de fora do trabalho de edificação da Casa de Deus.

1. A planta da edificação

O primeiro elemento necessário para se construir uma casa é o projeto, a planta. Como sabemos onde colocar cada pedra? Como conseguimos dar a mesma forma às pedras? Qual é o padrão? Para isso, precisamos da planta da construção, e todos os trabalhadores envolvidos na obra de edificação precisam saber como ler esse projeto que já foi dado pelos apóstolos. Este aspecto é função do ministério apostólico.

É por isso que precisamos do ministério apostólico para fazer a obra de edificação da Casa de Deus. Cada membro do grupo de discipulado precisa saber ler a planta e conhecer o propósito eterno, não apenas o líder do grupo de discipulado, mas todos os membros. Este é o problema de muitas igrejas com grupos de discipulado: os membros não sabem o que é a Casa de Deus; tratam os grupos de discipulado apenas como um grupo pequeno

e trabalham de acordo com seu próprio entendimento. Por causa disso, rapidamente o grupo de discipulado se torna uma obra humana e acaba morrendo. Para tratar esse problema, precisamos do ministério apostólico. E o que estou compartilhando aqui a respeito do propósito eterno de Deus nesses dias é, na verdade, a planta do edifício.

Vamos continuar na próxima semana, a conhecer os demais elementos da Edificação da Casa de Deus. Em Cristo Jesus, pedra angular. Até a última casa!

                                                                                                            Pr. Luiz Antonio

Um comentário:

  1. Amém. A paz do Senhor. Compreendo a visão. Hoje muitas denominações precisam voltar os olhos para a história escrita por Lucas o médico. Atos 2. Acho que se quisermos chegar ao pleno crescimento como casa de Deus, tijolinhos bem edificados no prédio, é necessário compreendermos Atos 2 e buscarmos viver como no primeiro amor da igreja. Deixando de lado as panelinhas e fofocas e coisas semelhantes a essas,pois vejo que isso acontece em muitos lugares denominacionais e dessa maneira só atrasa o crescimento. bom esse eh meu pequeno pensamento sobre essa planta do edifício... Esse inicio de conhecimento. A paz..

    ResponderExcluir

Seguidores