domingo, 11 de março de 2018

Carta Pastoral 079 - Fazer ou Gerar?


Carta pastoral – Março de 2018 – ano III – 079

Série “Alinhando a visão”

“Fazer ou Gerar?”

Textos para ler: Gn 1.27-28; Gn 4.17-22; Gn 5.1-8

Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

A Palavra de Deus, especificamente o evangelho, possui um ponto central. Envolvemo-nos em demasia com coisas secundárias e até periféricas, enquanto o ponto central do evangelho é a Igreja, é Cristo dentro de nós.

Desde a eternidade passada, estava no coração de Deus Seu desejo de ter filhos. Deus intentava cumprir esse propósito por meio de Adão, mas Adão pecou, e o propósito de Deus foi momentaneamente adiado. Mas hoje, em Cristo, Seu propósito é restabelecido.

Dentro da visão do discipulado, classificamos as igrejas como sendo igrejas de programas ou igrejas em discipulado. As igrejas de programas são todas cujo propósito é o fazer algo, o realizar atividades, ou seja, realizar programações.

As igrejas em discipulado, por outro lado, têm outro objetivo. Seu alvo básico não é o fazer, o realizar programas, mas gerar filhos e discípulos. Esse é o ponto central da visão de discipulado, a base que sustenta toda a visão. Há um princípio básico que sustenta a igreja de programas, assim como há um princípio fundamental na base da igreja em discipulado. A mentalidade básica da igreja de programas é o fazer algo para Deus. Não há preocupação com o propósito, desejam apenas fazer algo para Deus. Por outro lado, em uma igreja em discipulado, toda a atenção é voltada para a edificação, multiplicação e para o cuidado uns com os outros. Há, portanto, dois princípios, duas visões sobre a obra de Deus: a visão de fazer algo para Deus, em contraposição à visão de gerar alguém para Deus – fazer versus gerar.

Naturalmente, não estamos dizendo que seja errado fazer coisas para Deus. Não é questão de certo ou errado, de conflito entre o pecaminoso e o santo. Para nós, é uma questão de paradigma, de modelo. Supomos que tanto os que fazem coisas quanto os que geram filhos desejam agradar ao Senhor. A grande questão é qual dos dois paradigmas atinge o objetivo de agradar ao coração do Pai. Os que fazem coisas e promovem atividades realizam coisas louváveis, obras de misericórdia, serviços, artes e outras realizações. Quem faz coisas para Deus deseja algo bom e até louvável. Trata-se de uma maneira de se enxergar o relacionamento com Deus, baseado sempre em fazer coisas para o Senhor. Eles acreditam que só agradam a Deus quando estão fazendo coisas para Ele. Em oposição a esse modelo, há quem entenda que, no coração de Deus, está o gerar. Não que não façam mais coisas, mas as coisas que fazem não são um fim nelas mesmas, mas apenas um meio de gerar mais para Deus.

No começo, Deus criou o homem, abençoou-o e disse: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra”. Deus ordenou que eles fossem fecundos. É como se o Senhor dissesse para Adão: “Eu quero ter filhos. Criei você para ser meu filho. Darei a você habilidade para transmitir aos seus filhos a minha imagem, essa vida que eu quero que você tenha”. A consequência da queda foi a perda da imagem divina. Ao cair, o homem foi contaminado pelo pensamento de Lúcifer, recebendo em si a semente do diabo, e agora ele não está mais preocupado em cumprir o propósito de Deus. Sua preocupação agora é outra, é ter realizações e feitos para receber reino, poder e glória para si mesmo. O homem quer agora uma posição, um título de honra e é isso o que vemos no decorrer da narração bíblica.

Os capítulos 4 e 5 de Gênesis nos dão um retrato de duas gerações de homens a partir de Adão: os descendentes de Caim e os descendentes de Sete. Duas gerações representando dois tipos de homens e dois paradigmas: o do fazer e o do gerar.

Qual dessas duas gerações fazemos ou desejamos fazer parte?

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

                                                                                                                Pr. Luiz Antonio

Um comentário:

  1. A paz do Senhor. Vou acompanha r sempre que possível seus estudo aqui pois me edificam cada dia mais... precisamos fazer parte da geração de filhos como discípulos do Senhor assim automaticamente o (fazer) nos acompanhará. Amem

    ResponderExcluir

Seguidores