sexta-feira, 5 de maio de 2017

Carta Pastoral 049 - Sujeição e submissão, vai encarar?



Carta pastoral – Maio de 2017 – ano II – 049
  Série “Crescendo no relacionamento com o próximo” – Sujeição e submissão, vai encarar?
Textos para ler: Ef 5.18-21; Lc 2.47-52; Rm 13.1-7; Tt 2.1-8; 1Pe 5.5-7
Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
·         Qual sua maior dificuldade, liderar ou ser liderado?
·         Você se sente desconfortável ao ser obrigado a obedecer a se submeter a outra pessoa?
Muito tem se falado sobre avivamento, unção, poder do Espírito Santo, manifestação do Espírito, sinais do Espírito Santo, mas pouco se tem visto e vivido um dos sinais de ação do Espírito Santo – Sujeitar uns aos outros. Por que será, que não vemos falar muito sobre essa marca de alguém que está do Espírito Santo? O que vemos na verdade, é o oposto; são pessoas que se dizem cheios do Espírito Santo e que não obedecem a ninguém, não têm pastor, se acham donos do próprio nariz e que não devem satisfação a ninguém. Vejam que em Ef 5.18-21, quem é cheio do Espírito Santo, além louvar com hinos e cânticos espirituais deve também se sujeitar aos outros.
O nosso maior exemplo de sujeição é próprio Senhor Jesus, que foi sujeito em tudo e a todas autoridades que estavam sobre Ele. Desde as autoridades domesticas (família) como autoridades civis e religiosas da época. Ele se sujeitou à autoridade profética de João Batista e foi batizado por ele, pagou seus impostos, se sujeitou aos seus pais José e Maria, se sujeitou aos soldados que o prenderam, a Pilatos e principalmente a vontade do Pai. A maneira como Ele se entregou por nós, sujeitando e obedecendo ao desejo de Deus, é o tipo de comportamento que precisamos procurar imitar Fl 2.3-6.
Sujeitar-se não é perder autoridade ou ser capacho e explorado pelos outros. Não é por sermos submissos que seremos humilhados ou aceitaremos insultos dos outros. Jesus nos dá o exemplo que o fato de nos sujeitar, não nos diminui, mas mostra que só quem tem o poder de Deus é capaz de se submeter. No ministério, já pastoreei autoridades civis, militares, judiciais e empresariais, e tenho aprendido que quanto maior é o nível intelectual e espiritual de alguém, mais facilidade ela tem de ser submissa. O egoísmo e a soberba nos faz recusar aceitar a autoridade do próximo sobre nós e quer impor um poder e autonomia que na maioria das vezes não possuímos. Mas o amor nos torna cheio de humildade e consideração pelos outros e nos inspira a ceder. Se observarmos bem, estamos sempre tendo que nos sujeitar a alguém em alguma situação. Que possamos fazer de coração, cientes que ao fazer, estamos agradando a Deus, e demonstrando uma vida cheia do Espírito Santo de fato.
Sujeitar-se não é fácil...até o momento em que entendemos que submeter-se significa obedecer a Deus em primeiro lugar. A palavra de Deus nos deixa muito claro o que devemos ou não fazer e uma delas é nos sujeitar. Quando somos cheios do Espírito Santo, somos conduzidos a entender a importância de sermos submissos e capacitados para ter a atitude de sujeição. Quem não é submisso e não é capaz de se sujeitar, ainda não foi cheio da plenitude do Espírito. Mas hoje você tem a oportunidade de começar a ter um novo comportamento de obediência a Palavra de Deus.
Em Cristo Jesus, nosso maior exemplo de submissão e sujeição. Até a última casa!
                                                                                                                     
                                                                                Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores