terça-feira, 23 de julho de 2024

Carta Pastoral 259 - Prepare-se para as oportunidades

Carta pastoral – Julho de 2024 – ano VI

PREPARE-SE PARA AS OPORTUNIDADES

Textos para ler: Gênesis 41:14

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Sucesso é o encontro da oportunidade com a capacidade. De nada adianta a vida nos abrir portas, se nós não estivermos preparados para entrar por elas... O texto que lemos narra a grande oportunidade que surgiu na vida de José, filho de Jacó. Depois de muitos anos sofrendo no Egito, longe da sua família, preso por algo que não fez, ele foi chamado à presença de Faraó, o homem mais poderoso do mundo. Se interpretasse o sonho profético que aquele rei havia tido, não apenas sairia da prisão, mas seria colocado numa posição de grande autoridade... Foi o que aconteceu! A oportunidade bateu à porta de José e ele estava preparado para abraçá-la... Vamos ver o que temos a aprender sobre isso, nessa história.

MANTENHA-SE NO SEU PROPÓSITO – Gênesis 40:5-8 – José sempre se guiou por um chamado: servir às pessoas com os talentos que possuía. Fazia isso na casa de seu pai e continuou fazendo no Egito, quando foi vendido por seus irmãos para ser um escravo. As dificuldades e injustiças nunca o tiraram do seu propósito de vida e foi por isso que a oportunidade bateu à sua porta. Se ele tivesse deixado de servir e de exercitar seus dons em favor das pessoas, nunca se ouviria o seu nome no palácio de Faraó... Infelizmente, muitos mudam de rota a toda hora. Na menor dificuldade, deixam algo que foram chamados para fazer e “inventam” outra coisa. Assim, nunca constroem uma história consistente que as recomende. Guarde isso: as oportunidades só vão lhe encontrar se você perseverar no caminho da sua vocação e propósito.

FAÇA SEMEADURAS COM O QUE VOCÊ TEM – Gênesis 40:12-15 – O homem que Deus usou para recomendar José a Faraó foi um copeiro a quem ele abençoou, quando estavam ambos na prisão. Ao servir àquele rapaz, interpretando seu sonho, José plantou uma boa impressão em seu coração, que veio a frutificar dois anos depois... Muitas pessoas esperam oportunidades da vida, mas apenas esperam, sem investir. São incapazes de se apresentar para servir, quando há uma necessidade. Escondem os talentos que têm, ao invés de trabalharem com eles. Assim, quando alguém (até mesmo Deus) busca um candidato para confiar algo grande, não se lembrará daquela pessoa, pois ela nunca se mostrou com disposição e capacidade.

APERFEIÇOE AS SUAS CAPACIDADES – Gênesis 39:1-6 – José cresceu, pouco a pouco, na prática da administração. Na casa de seu pai, ele havia aprendido o básico, servindo à sua família. Quando foi vendido no Egito, passou a administrar os bens de Potifar, o homem que o comprou. Embora não tivesse experiência, ele tinha um dom e cresceu no seu exercício. Assim ele se manteve, sempre se desenvolvendo, até que a grande oportunidade da vida apareceu. Na questão da interpretação de sonhos, que era um dom sobrenatural, ele também se aperfeiçoou, servindo as pessoas, mesmo no ambiente de uma prisão... Será que estamos crescendo nas habilidades que temos? Poderíamos dizer que estamos progredindo ou estacionamos na nossa capacidade?

NÃO TENHA MEDO DOS DESAFIOS – Gênesis 41:14-16 – Quando José foi chamado para interpretar o sonho de Faraó, estava diante de uma grande oportunidade, mas também diante de uma pesada responsabilidade. Se ele não tivesse resposta, sua vida poderia se tornar ainda mais complicada. Entretanto, aquele servo de Deus não temeu. Ele confiou em Deus e aceitou o desafio. Afinal, estava sendo chamado para fazer o que já fazia, só que agora numa proporção muito mais comprometedora... Muitos perdem as melhores oportunidades da vida, não porque não estão preparados, mas porque têm medo da responsabilidade. Qualquer pessoa de sucesso testemunhará que só chegou aonde chegou, porque encarou desafios. Sem coragem, ninguém prospera!

VÁ ALÉM DO QUE LHE É EXIGIDO – Gênesis 41:28-40 – José foi chamado à presença de Faraó para interpretar seus sonhos, mas fez muito mais que isso. Não só usou o seu dom espiritual para transmitir o recado de Deus, mas teve a ousadia de apresentar um plano de administração que faria com que o Egito prosperasse, mesmo nos sete anos de fome que viriam. Ele estava dando tudo o que podia dar e não apenas o que lhe foi pedido. Por isso, Faraó o escolheu para governar ao seu lado... Aprenda isso de uma vez por todas: as pessoas que são escolhidas para as coisas maiores são aquelas que sempre entregam mais! Elas não se contentam em fazer sua obrigação, mas vão além, sempre buscando abençoar. Por isso se destacam dos medíocres (que só fazem o que são obrigados a fazer e que nunca estão disponíveis).

 

Amar a Deus, Amar o próximo e Fazer Discípulos. Até a última casa!

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores