segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Carta Pastoral 239 - Não viva por demandas

Carta pastoral – Setembro de 2023 – ano V

Série “Na Lente da Graça”

“Não viva por demandas”

Textos para ler: Gl 3.10                            

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Quem vive na demanda, vive o tempo inteiro angustiado, com uma sensação de carência, uma sensação de que o tempo inteiro você não tem o que precisa, uma pressão monstruosa, um peso, uma culpa; não tem jeito, quem vive assim, não consegue viver em paz. Quem vive em termos de provisão, no entanto, sabe tudo pode naquele que o fortalece', que o Senhor Deus o capacita e que a unção Dele ensina todas as coisas, e se levanta em fé, confiando nessa verdade. É fundamental que você viva com base na provisão porque isso afeta tudo.

Por e muitos casais vivem o tempo inteiro em guerra? Porque que ambos vivem debaixo de demanda, e quem vive debaixo de demanda fica demandando do outro no mesmo nível. Da mesma forma, uma mãe que vive de demanda pensa que uma mãe exemplar é de tal jeito e tenta agir da forma que acredita que uma boa mãe age, passando a viver cheia de demandas que nunca consegue cumprir. Se uma mulher viver com essa postura mental, ela viverá angustiada e estressada; mas a que vive com base na provisão, se levanta pela manhã dizendo: "O Espírito do Senhor está sobre mim, Ele me ungiu para ser uma boa mãe, a unção Dele me capacita para educar meus filhos, a unção Dele me ensina como fazer todas as coisas, Ele já me supriu!", ela vive com base no suprimento de Deus, e por isso, vive em paz.

Quem vive debaixo da Lei está sempre pensando que não tem e que precisa ter, mas quem vive debaixo da Graça sabe que já tem tudo que precisa, porque o seu suprimento é Cristo. Você vive com base em demanda ou com base na provisão de Deus? Jesus vivia com base na provisão. Certo dia, eles estavam no deserto, uma multidão estava ouvindo Jesus pregar e os discípulos falaram para ele: "Senhor, temos que deixar o povo ir embora, porque eles estão aqui o dia todo, estão muito tempo sem comer, eles vão desmaiar", e o Senhor respondeu: "Deem-lhes vocês mesmo comida para eles."; mas, como Filipe tinha uma mentalidade de demanda, e quem tem mentalidade de demanda vive sempre pensando que não tem, ele fez as contas e viu que tinham 5 mil homens, sem contar mulheres e crianças, e pensou "onde eu vou achar padaria para comprar pão para tanta gente?".

Quem pensa em termo de demanda está sempre dizendo que não tem, que não é, que não pode, porque está sempre olhando a exigência e o tamanho do problema. Mas a vontade de Deus é que você faça como Jesus; quando o Senhor disse "deem-lhes vocês mesmo para eles", Ele estava dizendo "vocês já têm o suprimento!"; o suprimento era os cinco pães e os dois peixes? Não, o suprimento é Cristo!

Se Cristo está presente, algo vai acontecer. O Cristo presente dentro de você sempre vai dizer: você já recebeu tudo o que você precisa para ser um pai abençoado, você já recebeu todas as ferramentas necessárias para ser uma esposa bem-sucedida, você já tem tudo o que você precisa para ser próspero no seu trabalho. Você já tem tudo! Quem é o seu suprimento? Cristo! Nunca pergunte para Deus "como?", não é sábio; não interessa como Ele vai fazer, o que interessa é que Ele vai fazer; na verdade, já está fazendo.

 Amar a Deus, Amar o próximo e Fazer Discípulos. Até a última casa!

 

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Carta Pastoral 238 - Não viva pela Justiça própria

Carta pastoral – Setembro de 2023 – ano V

Série “Na Lente da Graça” 

“Não viva pela Justiça própria”

Textos para ler: Fl 3.9; Rm 6.14                             

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Para ser encontrado em Cristo, é preciso não ser cheio de justiça própria; isto é, a justiça que você tem quando você acha que obedeceu e merece receber. Isso porque, a palavra de Deus diz que ninguém nunca, jamais, foi capaz de cumprir a Lei, e o problema daquele que está cheio de justiça própria é que ele acha que cumpriu, quando na realidade, cumpriu apenas alguns mandamentos que ele colocou na cabeça e que considera mais importantes, e diante dos outros que não consegue cumprir, diz que fez o melhor e que Deus conhece o seu coração, e acha que isso para Deus é suficiente, mas não é.

O padrão de Deus é altíssimo, é divino, só pode entrar no céu quem nunca quebrou a Lei. É por isso que você só pode entrar lá dependendo de Cristo; quem confia no seu esforço jamais conseguirá, porque está tentando ser salvo sem depender do Salvador.

Deus abomina a justiça própria porque tudo é para Cristo, Ele é o centro de tudo, Ele encabeça todas as coisas; o Espírito Santo está aqui hoje para exaltar Cristo e centralizar Cristo, por isso, qualquer coisa que você faz para Cristo você recebe de volta por Deus; quando você honra Cristo, Deus honra você; quando você adora Cristo, Deus abençoa você; quando você crê em Cristo, Deus salva você. E a maneira de você honrar a Cristo é você honrar a obra do Calvário.

No entanto, quando você despreza a Cristo, você perde o favor, e você despreza a Cristo quando você acha que você mesmo tem condição de cumprir as justas exigências de Deus. Ninguém diz isso com a boca, mas sim com o comportamento; quando você confia que você é capaz de obedecer aos mandamentos você está dizendo que Cristo não precisava ter vindo, afinal, você consegue sozinho(a). Assim, a coisa mais humilde que você pode fazer é reconhecer a sua incapacidade e confiar na plena suficiência de Cristo. Ele é aquele que sendo Deus se fez homem, se humilhou e assumiu a forma de servo; sendo Deus, o autor da vida, provou a morte por nós, foi até o inferno, mas não ficou lá, porque nele não havia pecado, o pecado que Ele levou lá era nosso. E lá, no inferno, Ele pegou as chaves da vida e da morte e ressuscitou ao terceiro dia para ser Senhor de vivos e de mortos, e toda língua, em algum momento, vai confessar que Ele é o Senhor!

A vontade de Deus é que você viva com base naquilo que Ele é, e Ele é em você. Ele é dentro de nós! Nós devemos viver o tempo inteiro conscientes do que Cristo é. Tudo o que você precisa para ter uma vida cristã vitoriosa, abundante e plena já foi dado para você e está dentro do seu espírito.

Amar a Deus, Amar o próximo e Fazer Discípulos. Até a última casa!

 

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Carta Pastoral 237 - Não viva pelo Merecimento

Carta pastoral – Setembro de 2023 – ano V

Série “Na Lente da Graça”

“Não viva pelo merecimento”

Textos para ler: Rm 4.13-14; Gl 3.29                            

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Mesmo sendo crentes do Novo Testamento, ainda podemos viver como se estivéssemos na Lei da Antiga Aliança. Na verdade, num mesmo dia podemos alternar momentos na Lei e outros na Graça. Não se preocupe, isso é normal; ainda estamos avançando, pois nossa mente foi condicionada a pensar sempre nos termos da Lei, e não da Graça.

No entanto, precisamos vigiar, e para isso, é fundamental entendermos todas as formas que a Lei e a Graça podem assumir em nosso dia a dia. Há maneiras de você perceber a diferença entre a Lei e a Graça, e meu desejo é que o Espírito Santo alargue o seu entendimento, porque a coisa mais importante na vida é ter o favor e a bênção de Deus.

A vontade de Deus é que todos os seus filhos desfrutem desse favor; agora, precisamos ser humildes e perceber que as vezes nós saímos dele, e a condição para os termos conosco é aprender a permanecer na Graça. Só tem favor quem está firmado na Graça.

Acontece que tudo é uma postura da nossa mente, e isso significa que no mesmo dia ou até mesmo dentro de algumas horas podemos oscilar, e esse é justamente o problema: nós revezamos; há momentos em que nós confiamos no favor imerecido de Deus sobre nós, mas há momentos em que confiamos no nosso próprio mérito.

De maneira prática, a Lei e a Graça podem ter muitas formas e se manifestar em aspectos diferentes, e nós vamos abordar alguns deles nestas páginas para que possamos refletir e aplicar em nosso dia a dia.

Lei é favor merecido; isso significa que todas as vezes que você anda confiando no seu merecimento diante de Deus, você está andando de acordo com a Lei. Eu sei que você já ouviu isso muitas vezes, mas nem sempre paramos para perceber que, às vezes, em nossos dias, nós acabamos confiando em algum merecimento. No entanto, se você prova a Graça, o favor de Deus, você vai experimentar vida, saúde, vitória, prosperidade, sucesso, provisão, proteção e segurança. Tudo isso é garantido a você, desde que você viva confiando na Graça!

Muitos de nós, em alguns momentos, esperamos receber algo de Deus porque fizemos algo ou obedecemos, e assim, em nossa concepção, merecemos uma recompensa; mas, entenda: você vai receber porque Deus é bom, e não porque você é bom. Se Deus desce para você porque você é bom, você estaria vivendo na Antiga Aliança. Hoje, Deus não pode te dar nada enquanto você acha que está recebendo porque é bom, porque se Ele der Ele estará reforçando a justiça própria e o senso de merecimento em você.

O Espírito Santo quer então abrir os seus olhos e mostrar que você não é, mas Ele é! Ele é bom, você não. Na sua carne não habita bem nenhum, mas Ele é totalmente bondoso, e no momento em que você entende isso, você recebe abundante graça para reinar em vida. Por isso, viva pela Graça, e assim, você receberá tudo aquilo que é seu por direito: não porque você conquistou, mas porque é sua herança como filho de Deus.

Amar a Deus, Amar o próximo e Fazer Discípulos. Até a última casa!

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

Seguidores