sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Carta Pastoral 076 - O propósito eterno de Deus



Carta pastoral – Fevereiro de 2018 – ano III – 076
Série “Alinhando a visão”
“O propósito eterno de Deus”
Textos para ler: 1Jo 2.17; 1Co 2.7; 2Tm 1.9; Ef 1.4; Cl 1.26-27
Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
A Palavra do Senhor diz que aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre, e a obra que é feita segundo a vontade dEle também permanece. Portanto, tudo o que precisamos fazer é edificar de acordo com a vontade do Senhor, ou seja, fazer a obra de acordo com o propósito eterno de Deus. Existe algo que chamamos de propósito eterno de Deus, que é a mais alta prioridade do Senhor, e precisamos checar se nossos GCEUs possuem o entendimento desse propósito. Ele é chamado de propósito eterno porque já existia antes da criação, deve ser vivido por nós hoje, e continuará a ser vivido pela eternidade futura. Todos os outros propósitos devem estar alinhados a ele, porém, muitas igrejas o ignoram.
Para nós, servos de Deus desejosos de agradá-lo, nada é mais importante do que conhecer o que vai em Seu coração. Como filhos gerados segundo Sua espécie, nada nos agrada mais do que conhecer o propósito do Pai e cooperar com Ele para realizá-lo. Tudo o que fazemos para o Senhor precisa estar de acordo com esse propósito eterno, pois Ele não está interessado em nossas muitas atividades, mas no cumprimento do Seu propósito. Por isso, o que mais precisamos saber é qual é o propósito de Deus.
Quando o apóstolo Paulo fala do propósito de Deus, ele sempre parte lá de trás, do coração do Pai Eterno, antes da fundação do mundo. Paulo sempre começa com o coração de Deus e Seu desejo eterno. Mas, qual seria o desejo do Pai? Qual a Sua intenção e Seu eterno propósito? Os planos e propósitos de Deus não são determinados pelas necessidades do homem, mas já existiam desde a eternidade. Portanto, compreender o propósito de Deus é absolutamente vital para nós como seus obreiros e cooperadores.
Deus amou tanto esse tipo de vida que, desde a eternidade, planejou compartilhar essa vida com o homem. Ele, então, teve uma visão e um propósito, que é o propósito eterno. Deus não quis desfrutar dessa vida sozinho, mas decidiu compartilhá-la conosco; Ele resolveu multiplicar e expandir Sua vida. Foi então que a divindade triuna decidiu criar o ser humano. Leiam Gn 1.26. Deus disse “façamos”, porque Deus é um só, mas é plural. Deus é um, mas é comunidade. O homem foi criado à imagem do Deus que é um, mas é
plural. Isso significa que fomos criados para viver o estilo de vida de uns para os outros, a vida de comunidade. Quando somos muitos, mas vivemos na unidade, entramos no princípio da divindade que é um, mesmo sendo plural. Esse é o propósito eterno.
De acordo com esse propósito, Deus tomou uma decisão muito radical: Ele decidiu habitar em sua criação. Esse é um conceito extraordinário e misterioso, e muito poderoso. Deus criou o homem para ser sua expressão e sua morada eterna – nosso Deus tomou a decisão de habitar entre nós e em nós. Ele veio habitar entre nós porque deseja que sejamos participantes de Sua natureza, recebamos Sua vida e, assim, possamos viver o mesmo tipo de vida que Ele vive, uma vida voltada uns aos outros, a vida da Igreja. A verdadeira vida da Igreja precisa ser a vida com a qual o Deus triuno vive. Deus deseja ser expresso pelo homem, mas só podemos expressá-lo se vivermos esse estilo de vida de uns para os outros. Sendo Deus um na pluralidade, Ele somente pode ser expresso quando somos muitos e podemos viver uns pelos outros em unidade, tendo um mesmo tipo de
natureza.
Esse é o nosso desafio; viver como Deus vive “uns aos outros” e ser habitação de Deus “Cristo em nós”.
·         *Para cumprir esse propósito eterno de Deus, o que você considera ser o nosso maior desafio?
·         *Por onde devemos começar, para desfrutar do estilo de vida que Deus vive “uns aos outros”?
Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!
                                 
                                                                                                                Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores