sábado, 10 de junho de 2017

Carta Pastoral 054 - Cuidado com todos



Carta pastoral – Junho de 2017 – ano II – 054
  Série “Crescendo no relacionamento com o próximo” – Cuidado com todos
Textos para ler: Tg 2.1-13; Rm 14.13-19; Fl 2.1-4; Jo 4.6-14
Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
·         Você já se sentiu discriminado pela condição financeira ou pela roupa em algum lugar?
·         Quando você chegou à igreja ou ao GCEU pela primeira vez, as pessoas tiveram cuidado e atenção com você?
Igreja é a nossa família espiritual. Alguns a chamam de sua segunda casa. Pensando em família, sabemos que todas tem suas diferenças. Existem aqueles que são mais extrovertidos enquanto outros mais retraídos, existem os mais novos e os mais velhos, os mais comportados e os mais arteiros. Mas independente das diferenças, o que é fundamental para a família é o cuidado de uns para com os outros. Aqui em casa, vejo como é importante a Anna Luiza para o Lucas, como ela nos ajuda no cuidado para com ele (daqui uns dias, ele é quem vai nos ajudar protegê-la dos “gaviões” rsrsrsrsrs).
Na igreja, da mesma forma devemos cuidar uns dos outros, sem distinção e discriminação. Todos nós precisamos de cuidado e atenção. O Senhor deseja que tenhamos um bom relacionamento com cada irmão e vivamos em harmonia. Existem algumas formas de cuidar que devemos aprender e praticar para que a orientação de Jesus em Lc 6.31 ocorra em nossas vidas.
1.    Cuidar até que sejam transformados. Já viram na família comum, a dificuldade de conviver irmãos mais novos com os mais velhos, principalmente na infância e adolescência. É comum ouvir do mais velho que sua paz acabou depois que o irmão nasceu. Com o passar do tempo e a boa intervenção dos pais, eles vão amadurecendo e se unindo. É lamentável, mas o mesmo acontece na família espiritual. Quando chega alguém à igreja e não foi totalmente liberto de suas mazelas do passado, ao invés dos irmãos mais velhos ajudarem os mais novos, tratam com discriminação. Esquecem-se que um dia chegaram na igreja iguais ou pior e contaram com o cuidado de alguém. Precisamos cuidar dessas pessoas como nos ensina o apóstolo Paulo em Rm 15.1-2.
2.    Cuidar sem fazer acepção. Já notou que quando chega alguém de boa aparência, bom poder aquisitivo e extrovertido, há uma tendência de serem mais bem recebidos em qualquer lugar. E quanto aos menos apropriados de beleza física, sem muita condição financeira para vestir-se melhor, tímido, idosos, com deficiência física, já perceberam como é difícil para essas pessoas se integrarem à igreja. Mas esse é o nosso desafio – cuidar de todos, pois Jesus convidou a todos Mt 11.28.
Faça uma reflexão! Como tem sido seu nível de aceitação e cuidado para com aqueles que vieram de uma vida explicita de pecado e depravação como; drogas, prostituição, homossexualismo, crimes etc. Quando falamos de cuidado, falamos de amor, confiança, amizade. Precisamos deixar de ser apenas ouvintes hipócritas da palavra e ser praticantes dela Tg 1.22. A igreja está cheia de pessoas querendo ser amadas, ouvidas, toleradas, ajudadas, confiadas. Basta dar uma oportunidade a elas e você verá que é hora de parar de só querer para si, e agir em favor dos outros. Quando passarmos a fazer com os outros, tudo o que queremos que façam conosco, vamos formar uma grande família espiritual que se espalhará por toda essa cidade e região. Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

                                                                       Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores