terça-feira, 26 de novembro de 2024

Carta Pastoral 275 - Somos escolhidos para ter Comunhão 02

Carta pastoral – ano VI

Série: “Juntos Somos Melhores”

Somos escolhidos para ter Comunhão 02 

Textos para ler: Rm 14.19

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Comunidade se forma por melo de compromisso.

Numa comunidade cristã saudável, todos se comprometem a amar uns aos outros, trabalhar juntos e manter-se unidos. A Bíblia diz: "O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores" Tg 3.18.

Isso transforma a mentalidade de "cada um por si" e alcança boa convivência com os outros. Significa que valorizamos cada indivíduo de nosso pequeno grupo, pois entendemos que cada um foi criado por Deus e é recipiente de sua graça, que assumimos um compromisso de realmente participar da vida um do outro, pois fomos " .. chamados para viver em paz, como membros de um só corpo." Cl 3.15.

Deus nos criou para esse tipo de compromisso; ele está comprometido conosco e espera que nos comprometamos com ele e uns com os outro: 2 Co 8.5. É plano de Deus que definamos nossa vida por meio de compromissos: casamento, filhos, trabalho, igreja. Construir uma comunidade comprometida leva tempo: temos de conviver além de encontros semanais e fazer de "uns aos outros" uma prioridade — compartilhando a vida Pv 18.24. Devemos focalizar a qualidade de nossos relacionamentos e não a quantidade. Não precisamos ter muitos amigos nesta vida, mas alguns poucos e bons.

Comprometer-se significa:

* Amar, não importa o que aconteça. Devemos amar e apoiar uns aos outros continuamente e não apenas quando for conveniente Pv 17.17; devemos amar todas as pessoas, mesmo quando errarem, e não apenas quando as consideramos amáveis Rm 5.8.

* Estar presente. Um sinal básico de compromisso é simplesmente aparecer. Nossa mera presença é fonte de encorajamento Hb 10.25, mas estar presente significa também estar ativamente engajado na vida dos outros. Jim Elliot, missionário martirizado, disse certa vez: "Onde quer que, estiverem, estejam todos lá".

* Auxiliar. Deus deu a cada um, habilidades especiais.com o propósito de que as compartilhássemos mutuamente: "A cada um, porém, é dada a manifestação do Espirito, visando ao bem comum" 1 Co 12.7. Nossa igreja e nosso pequeno grupo ficam empobrecidos se não usamos liberalmente nossos dons espirituais, visando ao bem comum. Compromisso significa que nos reconhecemos como partes que trabalham juntas num grande corpo Rm 12.4,5.

Com quem ou com o quê você assumiu compromisso? Você já se aproximou de alguém, que não seja seu cônjuge, para afirmar: 'Quero que saiba que estarei a seu lado para o que der e vier"? Já assumiu conscientemente um compromisso com alguém dizendo: "Quero fazer nossa amizade crescer"? Que tal fazer isso em seu pequeno grupo nesta semana?

Amar a Deus, Amar o próximo e Fazer Discípulos. Até a última casa!

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Carta Pastoral 274 - Somos escolhidos para ter Comunhão 01

Carta pastoral – ano VI

Série: “Juntos Somos Melhores”

Somos escolhidos para ter Comunhão 01

Textos para ler: Rm 12.5

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Precisamos uns dos outros.

Em 2004, foram divulgadas notícias sobre Jim Sulkers, um morador de uma cidade do Canadá, que morreu em sua cama e ficou lá durante dois anos antes de algum vizinho descobrir seu corpo. O homem morou ali durante vinte anos, mas ninguém sentiu sua falta.

Você conhece alguma história de pessoas que vivem em total isolamento?

Por que relutamos tanto em admitir nossas necessidades uns para os outros?

Há pelo menos duas fortes razões. Primeiro que nossa cultura exalta o individualismo. Admiramos os independentes, autos suficientes, que parecem viver bem por si sós. Mas a triste verdade é que, apesar dessa confiança aparente, normalmente a pessoa é insegura, com um coração cheio de dor. A solidão é a doença mais comum neste mundo, e, ainda assim, continuamos a construir muros em vez de pontes entre nós.

Segunda que somos orgulhosos. Muitas pessoas, especialmente os homens, sentem que pedir ajuda ou expressar uma necessidade é sinal de fraqueza. Mas não há nada de vergonhoso no fato de precisarmos dos outros. Deus nos formou assim! Ele quer que seus filhos dependam uns dos outros.

Estudando Uma Vida com Propósitos, aprendemos que Deus planejou que desfrutássemos a vida juntos. Fomos moldados para relacionamentos dentro da família de Deus e criados para uma vida em comunidade. Não é da vontade dele atravessarmos a vida, sozinhos. Mesmo no ambiente perfeito do jardim do Éden, disse: "Não é bom que o homem esteja só" Gn 2.18.

Precisamos de uma família espiritual e é por isso que ele criou a Igreja. Quando Deus o salvou e o adotou para ser de sua família, entrelaçou sua vida à de outros cristãos. Você não é somente um cristão, você pertence a alguém." "...vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo" I Co 12.27.

A palavra corpo é frequentemente usada para descrever um grupo de pessoas ligadas por um propósito. Na escola, você faz parte do corpo de estudantes. Os políticos eleitos formam o corpo legislativo. Mas quando Deus chama a igreja de "corpo de Cristo", tem o corpo humano em mente, onde cada parte é interligada e interdependente: "assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros" Rm 12.5.

Como partes de um corpo vivo, é impossível para o cristão manter a vida sem os outros. Portanto, "O olho não pode dizer à mão: 'Não preciso de você'. Nem a cabeça pode dizer aos pés: 'Não preciso de vocês!'" 1 Co 12.21.

Você precisa estar em comunhão com uma igreja para sobreviver espiritualmente. Mais do que isso, você precisa fazer parte de um pequeno grupo de pessoas, no qual poderá amar e ser amado, servir e ser servido, compartilhar o que está aprendendo e aprender com os outros. Você não consegue fazer isso tudo em meio a uma multidão.

Porque fomos chamados por Deus para ter comunhão juntos, durante as próximas semanas veremos como construir um senso de comunidade com irmãos e irmãs, na família de Deus. O primeiro passo é admitir que, precisamos uns dos outros, como se nossa vida espiritual dependesse dos outros — porque depende.

"Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios" Rm 12.10. Viver em comunidade requer humildade. Precisamos nos lembrar continuamente de que pertencemos um ao outro e precisamos uns dos outros.

Amar a Deus, Amar o próximo e Fazer Discípulos. Até a última casa!

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

Seguidores