terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Carta Pastoral 248 - Cristo é o nosso representante

Carta pastoral – Dezembro de 2023 – ano V

Série “Na Lente da Graça”

“Cristo é o nosso representante”

Textos para ler: Jo 14.6; Rm 5.12; 2Co 5.21                           

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Tudo o que Deus faz, Ele faz por meio de representantes. Isso significa que, desde os tempos antigos até hoje, nunca ninguém pode chegar diante de Deus de maneira direta. É por isso que no Velho Testamento a figura do sumo sacerdote foi estabelecida, porque apenas ele, por ser o representante do povo, entrava na presença de Deus. Jesus disse que Ele é o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vai ao Pai se não for por Ele, porque Ele é o nosso representante! Você só é aceito diante de Deus se o seu representante for aceito!

Na antiga criação, quando Deus cria Adão, cria também toda a raça humana a partir do primeiro homem. Todos nós estávamos ali representados por ele diante de Deus, de tal maneira que o pecado de Adão foi o pecado de todos nós, por ser ele o nosso representante e o cabeça de uma raça. Na Nova Aliança, no entanto, Deus estabelece uma nova criação, e Cristo é o cabeça dela. Portanto, Cristo, assim como Adão, se tornou o cabeça de uma nova espécie. Se Adão nos representava e, pecando, nós pecamos também, Cristo agora se tornou o nosso novo e definitivo representante e tudo o que diz respeito a Ele diz respeito a mim e a você também!"

Na Cruz, o Senhor tornou tudo o que nós éramos, para que hoje possamos ser tudo o que Ele é. O que nós éramos? Pecado. O que Cristo é? Justiça. Esta é a grande troca do Calvário: Deus pegou o meu e o seu pecado e colocou em Cristo, e agora, pela fé, Ele pega a justiça de Cristo e coloca em você. Sua era a pobreza, Dele, a riqueza; mas Ele tomou a sua pobreza, se fez pobre, para que Nele hoje você seja enriquecido! Ele era filho de Deus, você era somente filho do homem; mas Ele se fez carne, se fez filho do homem, provou a morte, para que você, agora, por causa dele, seja feito filho de Deus! "Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fossemos feitos justiça de Deus." Perceba que Paulo não atribui nenhum mérito humano ao que aconteceu: toda a obra foi de responsabilidade divina. Deus pegou o nosso pecado e colocou em sua conta, mesmo sem Ele nunca ter experimentado o que é pecar. E hoje como você é feito justiça? Por que você pratica justiça? Não: você é feito justiça porque Deus fez de você a justiça Dele.

O embate de Davi e Golias é um outro exemplo de representantes na Palavra de Deus. Davi representava Israel e Golias representava os filisteus; quando Davi venceu Golias, a vitória não foi somente dele, mas de toda Israel. Cristo é o seu representante e a vitória de Cristo não é somente Dele, mas é a sua também, porque Ele estava te representando.

Por isso, você pode dizer que em Cristo já venceu o diabo, a doença, a maldição, o pecado, porque a vitória de Cristo é a sua vitória. Se Jesus pisou na cabeça de Golias, e o esmagou na cruz, essa vitória é sua! Não tem nada a ver com você, tem a ver com Cristo! Quando você chega, quem está chegando é o seu representante, e Ele já venceu todas as coisas por você.

Amar a Deus, Amar o próximo e Fazer Discípulos. Até a última casa!

 

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

Seguidores